PRÊMIO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

318 319 Prêmio de Residência Médica Prêmio de Residência Médica O MÉDICO PREMIADO Aos 18 anos ingressei na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tendo sido monitor de diversas disciplinas nesse período, incluindo Iniciação Científica. A pesquisa desde sempre despertou meu interesse. Ao concluir a graduação iniciei a residência de Cirurgia Geral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em pouco tempo já frequentava regularmente as salas operatórias, onde deparei-me com a laparoscopia. Já durante a residência de Coloproctologia no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD, fui estimulado pelos meus preceptores, destacadamente a Dra. Andrea Veloso, chefe da clínica e pessoa maravilhosa que sempre me apoiou, a elaborar os dispositivos para treinamento em videocirurgia que serviram como base para o trabalho vencedor apresentado no 13º Prêmio de Residência Médica do CREMERJ. Não há como esquecer o momento que fui anunciado como vencedor: Foi uma honra e vitória não só pessoal, mas de toda a minha família. DR. RENAN SILVA COUTO CRM 52 96555-3 ARTIGO PREMIADO EM PRIMEIRO LUGAR DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS PARA TREINAMENTO DE HABILIDADES OPERATÓRIAS EM VIDEOCIRURGIA Hospital Naval Marcílio Dias RESIDENTE : Dr. Renan Silva Couto PRECEPTORA : Dra. Andrea da Costa Veloso DESCRITORES : VIDEOCIRURGIA – CIRURGIA ROBÓTICA – HABILIDADES TÉCNICAS INTRODUÇÃO A habilidade do cirurgião é fundamentalmente adquirida por meio de exercício contínuo. O conhecimento e o treinamento adequado da técnica operatória podem não só aprimorar a experiência como também evitar complicações nos procedimentos cirúrgicos. A despeito das novas técnicas cirúrgicas como a laparoscopia e cirurgia robótica, os tempos cirúrgicos fundamentais - diérese, hemostasia e síntese - permanecem inalterados e precisam ser ensinados, todavia, apesar da existência de modelos não biológicos como simuladores virtuais e caixas-pretas, tais recursos não estão encontram disponíveis para a maioria dos médicos, tendo o treinamento seguido tradicionamente um modelo baseado em aprendizagem em sala operatória, abordagem que pode ser demorada, onerosa e antiéticapelopotencial dedanoaopacientedevido a inexperiência do cirurgião em treinamento. Ademais, os centros brasileiros formadores de cirurgiões, em sua maioria instituições da rede pública de saúde carecem de recursos para investimento em tecnologias de ensino. Alternativamente, o uso de modelos biológicos é também oneroso pelo alto custo de manutenção de laboratórios e recursos humanos exigidos, além de ser eticamente questionável pelos danos provocados aos animais. Portanto, com base na importância do aprendizado prático da técnica operatória, visando facilitar o treinamento inicial para o desenvolvimento de habilidades em videocirurgia foram criados dispositivos de treinamento simples e de baixo custo. DESCRIÇÃO DOS DISPOSITIVOS Tratam-se de modelos de dispositivos construídos com materiais amplamente disponíveis que visam a simulação de situações semelhantes àquelas encontradas no ato cirúrgico laparoscópico, desde a realização de nós manuais às habilidades com os instrumentos específicos dessa modalidade cirúrgica, como preensão de estruturas, dissecção, ligaduras e também síntese de tecidos.

RkJQdWJsaXNoZXIy ODA0MDU2