Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

38º Congresso da SOCERJ traz novidades sobre as síndromes cardiovasculares

24/06/2021

Com o objetivo de fomentar a atualização e a reciclagem de profissionais de saúde, principalmente na área cardiológica, a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ) promoverá entre os dias 9 e 12 de agosto o seu 38º Congresso. O evento, gratuito, será realizado pela segunda vez em formato virtual, com palestras pré-gravadas e transmissões ao vivo de estúdio no Centro de Convenções SulAmérica.

Serão 4 salas simultâneas e 4 dias de intensa programação científica com mais de 200 palestrantes revezando-se em diversas atividades, que incluem palestras, mesas redondas, simpósios, mini-conferências, webinars, jornadas multiprofissionais e cursos de capacitação, além da apresentação de estudos e artigos destacados nos mais recentes congressos internacionais. Entre os temas que serão abordados estão insuficiência cardíaca, síndrome coronariana crônica e aguda, hipertensão arterial, lesões orovalvares, cardiometabolismo, prevenção de doença cardiovascular aterosclerótica e os impactos da Covid-19 em pacientes cardiopatas. Toda a programação seguirá as orientações sobre distanciamento recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com Sergio Kaiser, diretor científico da SOCERJ e membro do comitê executivo do congresso, a divisão dos temas obedeceu à preponderância das principais síndromes cardiovasculares vivenciadas no dia a dia do cardiologista. “Nosso objetivo foi mesclar os mais recentes avanços na especialidade com assuntos pertinentes à prática diária, a partir de um foco educacional”, explica.

Para ele, após um ano do início da pandemia, o conhecimento sobre a Covid-19 tornou-se obrigatório. “É inevitável abordar a Covid-19 e a sua incidência. O que era consenso ontem, hoje deixou de ser. Resultados de importantes estudos prospectivos são aguardados para os próximos meses, com potencial de comprovarem ou rejeitarem condutas atualmente adotadas pelos médicos. As consequências a longo prazo da Covid-19 constituem outro campo de intensos estudos. Por isso, neste momento que vivemos, trata-se de um tema fundamental num congresso de cardiologia”, avalia.

A plataforma virtual, que espera receber mais de 10 mil inscritos, será dividida em quatro ambientes, sendo o primeiro dedicado a colóquios com transmissão ao vivo em estúdio pré-montado; o segundo a apresentações pré-gravadas seguidas de debates online em tempo real; o terceiro a sala em formato webinar, com apresentações e discussões com os participantes em suas residências ou locais de trabalho; e o quarto, também em formato webinar, que abrigará um curso de síndrome coronariana crônica com aulas pré-gravadas que replicará os temas do manual de síndrome coronariana crônica, lançado este ano pela SOCERJ e, também, as tradicionais jornadas de fisioterapia, enfermagem, farmácia, educação física e nutrição com participação em tempo real.

Segundo o presidente do Congresso, Luiz Antonio Campos, a preocupação para esta edição foi aprimorar a qualidade de transmissão e experiência dos inscritos, comparada ao ano anterior – na época, o primeiro congresso virtual no âmbito da cardiologia no país. “Investimos em uma plataforma virtual capaz de proporcionar uma fluidez maior na navegação, tráfego de informações e conectividade mais rápida pelo usuário. Quanto menor a vulnerabilidade a oscilações da conexão de banda larga, mais seguros os resultados, minimizando-se os riscos de interrupções ou lentidão das transmissões”, destaca.

 

On Demand

 

O 38º Congresso da Socerj traz ainda como novidade para este ano as mini-conferências em formato “on-demand”, com um presidente e um palestrante, semelhante às mini-conferências tradicionalmente proferidas em congressos presenciais. Estas atividades serão pré-gravadas, com ênfase em temas igualmente importantes, a fim de complementar a grade do congresso virtual. As conferências serão proferidas sempre por especialistas renomados, permitindo o acesso a qualquer momento, conforme a disponibilidade de tempo do usuário.

Mais informações sobre o evento, inscrições e programação completa no site: https://socerj.org.br/38o-congresso/.

 

Serviço:

 

38º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ)

Data: de 9 a 12 de agosto

Horário: de 17h30 às 21h30

Inscrições gratuitas pelo link: https://socerj.org.br/38o-congresso/inscreva-se/