Diálise peritoneal: CRM e Sonerj propõem à SES criação de GT
05/12/2024
Representantes da Câmara Técnica de Nefrologia do CREMERJ, da Comissão de Saúde Pública do Conselho e da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (Sonerj) se reuniram, nessa segunda-feira, 2 de dezembro, com a secretária de Saúde do estado, Claudia Mello, para propor um grupo de trabalho (GT) que atue em prol da ampliação da oferta de diálise peritoneal (DP) para a população fluminense. As atividades do GT serão iniciadas neste mês. A proposta é que, em janeiro, já haja maior disponibilidade desse tratamento para crianças.
De acordo com o debatido na reunião, a intenção é que funcionem três novos polos de DP para menores de 13 anos. O serviço será ofertado no Hospital Geral de Bonsucesso, no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) e no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ).
A criação do grupo de trabalho, que também contará com a participação da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), será formalizada por ofício a ser emitido pelo CREMERJ. Após essa primeira etapa voltada para pacientes pediátricos, o grupo passará a tratar da implementação das ações direcionadas aos adultos.
Participaram do encontro os conselheiros Alexandre Chieppe e Renata Lima e os membros da Câmara Técnica de Nefrologia Arnauld Kaufman, Conrado Lysandro Rodrigues Gomes e Maria Izabel Neves de Holanda Barbosa.