CREMERJ participa de audiência pública na Alerj
04/12/2024
O diretor do CREMERJ Yuri Salles representou a autarquia durante a audiência pública “Na Saúde, todos os profissionais importam: Não às assimetrias nas condições de trabalho”, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nessa segunda-feira, 2 de dezembro. Participaram do evento representantes de conselhos profissionais da área da saúde, da Alerj, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Sindicato das Entidades Hospitalares.
O encontro foi organizado a pedido dos conselhos de saúde do estado e teve como objetivo discutir a equidade nas condições de trabalho dos profissionais da área. A audiência foi pautada pela deputada estadual Dani Balbi, que preside a Comissão de Trabalho da Alerj.
Na ocasião, o conselheiro manifestou apoio à proposta de simetria nas relações de trabalho dos profissionais no que concerne a questões como proteção ao assédio, compartilhamento de locais de entrada nas unidades de saúde e respeito às atribuições específicas de cada profissão, conforme proposto pelo grupo de trabalho na audiência. Ele aproveitou a oportunidade para levar aos membros da comissão e ao público presente os problemas também enfrentados pela classe médica, como a precarização nas relações de trabalho médicas, a invasão de competências próprias da medicina e a proteção da integridade física e da privacidade dos médicos em unidades de saúde.
"Devemos sempre prezar pela igualdade de tratamento entre as pessoas, conforme previsto na Constituição Federal. No entanto, é preciso reconhecer que a classe médica, muitas vezes vista pela sociedade como privilegiada, de fato hoje está sob ameaça em diversos aspectos essenciais para o adequado exercício da profissão, tais como condições de trabalho e remuneração dignas. O CREMERJ é favorável a qualquer iniciativa que traga respeito a todos os profissionais de saúde, preservando as prerrogativas específicas da medicina”, afirmou Yuri.