Médico Aristauziro Ferreira de Oliveira completa 100 anos
08/11/2024
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro expressa seu agradecimento ao médico Aristauziro Ferreira de Oliveira por seu trabalho e empenho à medicina do estado do Rio de Janeiro. Ele, que recentemente completou 100 anos de idade, dedicou boa parte de us vida à nossa profissão.
Em homenagem ao médico, sua sobrinha Denise Leite Maia Monteiro, que é médica e professora titular de obstetrícia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), redigiu um texto falando sobre a trajetória de Aristauziro Ferreira de Oliveira. Confira abaixo.
Aristauziro Ferreira de Oliveira
Texto: Denise Leite Maia Monteiro
Nascido da união de membros de famílias ruralistas, na Fazenda do Rio Negro no Município de Itaocara, no norte fluminense, em 16 de julho de 1924 e somente registrado em 07 de setembro de 1924, data essa mantida em meus documentos oficiais.
Graduado em Medicina na antiga Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro em 19 de dezembro de 1953.
Curso de Extensão Universitária Realizados na Escola de Medicina e Cirurgia: Homeopatia (1949 a 1953), Radiologia (1952) e Tisiologia (1952).
Estagiário, Interno e Médico do Serviço de Cirurgia Geral do Professor Jorge Moraes Grey da Universidade do Brasil, na Policlínica do Rio de Janeiro, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Moncorvo Filho, no período de 1951 a 1954.
Assume como cirurgião geral do Hospital de Mangaratiba em 1954.
Habilitado e selecionado pela Escola de Serviço Público do Estado da Guanabara (ESPEG) na especialidade de Obstetrícia para Médico do Estado da Guanabara – não tomou posse.
Aprovado no concurso público para médicos do Corpo de Saúde da Marinha na especialidade de Cirurgia Geral, tomando posse como Primeiro Tenente Médico em junho de 1955.
Publicou o trabalho sobre “Técnica de hemorroidectomia” na Revista Brasileira de Cirurgia – julho de 1956.
Assume como médico assistente na Clínica de Cirurgia Geral do Hospital Naval Nossa Senhora da Glória (1956), sendo promovido a Capitão-Tenente Médico em 1957.
Em 1959, passa fazer parte da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Naval Nossa Senhora da Glória.
Curso de Cirurgia do Aparelho Digestivo realizado no Serviço de Cirurgia do Professor Edmundo Vasconcelos na Universidade São Paulo em 1959.
Curso de Ginecologia de um ano de duração no Instituto de Ginecologia do Brasil no Hospital Moncorvo Filho - Professor Alípio Camelo – Universidade do Brasil em 1961.
Curso de Obstetrícia de um ano na Clínica Obstétrica da Universidade do Brasil – Maternidade Escola Serviço do Professor Octávio Rodrigues Lima – 1961.
Curso de Mastologia realizado na Sociedade Brasileira de Mastologia - 1962.
Assumiu a chefia da Cirurgia Geral no Hospital Naval em Nova Friburgo em 1963, onde foi promovido a Capitão de Corveta Médico.
Curso de Ginecologia no Serviço de Ginecologia do Professor José Botella Llusiá na Universidade de Madrid, Espanha. Período de março a novembro de 1964 nas especialidades de Esterilidade Conjugal, Mastologia, Colposcopia e Endocrinologia da Mulher.
Chefe da Clínica Ginecológica (colposcopia) e com mastologia anexa, da Marinha no Hospital Naval Nossa Senhora da Glória por 11 anos, de junho de 1965 a outubro de 1976, sendo neste ínterim, provido ao posto de Capitão de Fragata Médico e Capitão de Mar e Guerra Médico.
Sócio fundador da BEMFAM, 26 de novembro de 1965.
Em 1966 participou por um mês do Curso de Planejamento Familiar no Serviço do Professor Onofre Avendaño na Universidade do Chile, em Santiago.
Promoveu Simpósio sobre Planejamento Familiar, no Hospital Naval Nossa Senhora da Glória, com a presença de expoentes da época, 1966.
Publicou o trabalho sobre Ectopia Congênita da Tireoide - Co-autor – Revista Tribuna Médica – agosto de 1967.
Proferiu a palestra sobre Incontinência Urinária de Esforço – Operação de Goebell Frangenheim, 1968.
MÉDICO DO INAMPS de 04/11/1968 na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia.
Organizou e operou o Serviço de Ginecologia na Maternidade de Mesquita pelo INAMPS DE NOVA IGUAÇU 1968/1969.
Curso de patologia mamária na Sociedade Brasileira de Patologia Mamária em 1967.
Assumiu o cargo de Supervisor Médico em Nova Iguaçu em 1970.
Assumiu o cargo de Supervisor Médico, na Supervisão Médica da Divisão Local de Medicina Social do INAMPS na cidade do Rio de Janeiro de 1971 a 1984.
Assumiu o cargo de Auditor Médico pelo Ministério da Saúde, 1994.
Curso de Mastologia no 1º Congresso de Patologia da Mama, 1974.
Proferiu a palestra sobre agenesia de vagina no Centro de Estudos do Hospital Central do Exército em 29/10/1974.
Proferiu a palestra sobre Estadiamento Clínico Câncer de Mama – Centro de Estudos do Hospital N. S. da Glória, 1974.
Demonstração Cirúrgica sobre “Mastectomia Radical” durante o Simpósio Comemorativo do XXV Aniversário do Hospital Naval Nossa Senhora da Glória em 17/08/1976 e outras mais.
Assume o cargo de Vice-Diretor do Hospital Central da Marinha (HCM) em 1978. Em 1979 faz a formação no Curso Superior da Escola de Guerra Naval.
Assume a chefia do Departamento de Planejamento da Diretoria de Saúde da Marinha de 1980 a 1983, quando por ordem superior promoveu estudos e coordenou e realizou o Concurso para incorporação da Mulher na Marinha formando na época o CORPO AUXILIAR FEMININO DA MARINHA.
Em fevereiro de 1983 deu baixa da Marinha no posto de CAPITÃO DE MAR E GUERRA.
Em 1983 passou integrar o Hospital Pan-Americano e Casa de Saúde Santa Terezinha nas Clínicas Ginecológica e Obstétrica e Mastologia, onde permaneceu por aproximadamente trinta anos.
Manteve seu consultório particular com atendimentos a partos e cirurgia até os 93 anos de idade e em ginecologia clínica com Colposcopia e biopsias até 22 de dezembro de 2019, sendo a última cliente às 19h, tinha na época 95 anos e meio de vida e 66 anos de trabalho médico.
Participação em vários Congressos nacionais e internacionais nas áreas da Cirurgia Geral, Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia.
Membro Titular da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Jubilado.
Condecorações da Marinha: Mérito Naval no Grau de Oficial e Medalha Mérito Tamandaré.