Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ debate doenças do aparelho digestivo

29/10/2024

O CREMERJ realizou o 7º Módulo do Curso Anual de Clínica Médica, com foco em gastroenterologia, nesse sábado, 25 de outubro. O encontro ocorreu de forma híbrida, no auditório Júlio Sanderson, localizado na sede do Conselho, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e foi transmitido também pelo canal da autarquia no YouTube. O evento teve como objetivo abordar o diagnóstico e os tratamentos terapêuticos que podem auxiliar no combate às doenças do aparelho digestivo.

A abertura do curso foi realizada pelo conselheiro José Galvão Alves - responsável pela Câmara Técnica (CT) de Clínica Médica do CREMERJ.

A primeira palestra ficou a cargo do presidente da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro (AGRJ), Luiz Abrahão Junior, que apresentou detalhes sobre a doença do refluxo gastroesofagiana. Na sequência, Eduardo Lopes Pontes, membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM), dissertou a respeito da doença de Crohn - doença inflamatória que ocorre no trato gastrointestinal. 

Encerrando a primeira parte das apresentações, José Galvão Alves, conselheiro responsável pela CT, deu uma aula sobre a pancreatite aguda, enfatizando os principais sintomas, as classificações e os tratamentos adequados para a doença. Ao final, Luiz Artur Juruena de Mattos, diretor da AGRJ, comentou sobre os temas abordados. 

Dando continuidade ao evento, o membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Bernardo Junger de Carvalho, ministrou uma palestra sobre o tema Síndrome do Intestino Irritável. Complementando o assunto, o especialista em gastroenterologia, Carlos Alexandre Antunes, apresentou detalhes importantes sobre o tratamento feito por erradicação da H. pylori – terapia eficaz cujo objetivo é melhorar ou suprimir condições associadas à infecção. 

Por fim, o coordenador do ambulatório de doenças inflamatórias intestinais da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Helio Rzetelna, encerrou o evento comentando sobre a retocolite ulcerativa.

Clique aqui e confira as fotos do evento.