CREMERJ e FSERJ discutem atraso de remunerações
01/10/2024
A Comissão de Saúde Pública do CREMERJ realizou, na quarta-feira, 25 de setembro, uma reunião com a Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) para discutir possíveis atrasos na remuneração de médicos contratados junto a empresas que prestam serviço à FSERJ. As denúncias foram recebidas pelo Conselho, por meio do Portal da Defesa Médica.
Na ocasião, a diretora técnico-assistencial da FSERJ, Carla Maria Boquimpani de Moura Freitas, esclareceu que os eventuais atrasos nos repasses não são decorrentes de problemas orçamentários, mas de questões administrativas. Segundo ela, os pagamentos dependem do cumprimento de obrigações legais e contratuais por parte das empresas (PJs) que empregam os médicos e que esses procedimentos são necessários para que os repasses sejam feitos de acordo com as licitações vigentes.
A reunião contou com a participação dos conselheiros Alexandre Chieppe e Yuri Salles. Chieppe, que é responsável pela comissão, destacou a importância do papel do Conselho nesse processo. “É fundamental que o CREMERJ atue promovendo um diálogo eficiente entre os gestores públicos e os médicos, para garantir que questões como a remuneração sejam resolvidas com a maior brevidade possível”, afirmou.
Já Yuri Salles disse que é importante que os médicos “acompanhem a gestão administrativa de suas empresas e conheçam os requisitos legais e contratuais aos quais estão submetidos, para garantir que não ocorram entraves no pagamento da remuneração” e que o CREMERJ está à disposição dos colegas para tirar dúvidas e auxiliá-los.
Durante o encontro, os conselheiros falaram sobre o Portal da Defesa Médica, plataforma do Conselho, que permite que os médicos façam denúncias sobre atrasos ou falta de pagamento de salários.