Bioética e doenças raras são tema de debate no CREMERJ
30/09/2024
O tema bioética e doenças raras foi debatido, nessa quarta-feira, 25 de setembro, durante evento promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Bioética do CREMERJ. O encontro aconteceu no auditório Júlio Sanderson, na sede da autarquia, em Botafogo, na Zona Sul da capital, e contou com transmissão ao vivo pelo canal do Conselho, no YouTube.
A mesa de abertura teve a participação do presidente do CREMERJ, Walter Palis; do conselheiro responsável pelo GT, Antônio Abílio Santa Rosa; e da presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB Barra da Tijuca, Cidnea Pappone.
No primeiro bloco, o advogado Daniel Wainstick, especialista em doenças raras, compartilhou detalhes importantes sobre a garantia dos direitos para pessoas com essa condição.
Em seguida, a coordenadora do Instituto Aliança Rara Rio, Maria Clara Migowski, ministrou uma palestra acerca das verdades sobre doença rara. Depois dela, a membro do GT Edicléa Mascarenhas, que é psicóloga, comentou sobre aprendizagem em uma perspectiva à educação inclusiva.
Encerrando as apresentações, o médico e bioeticista João Andrade Sales abordou o funcionamento da bioética da proteção.
Ao final, Antônio Abílio Santa Rosa e Cidnea Pappone mediaram um debate com os participantes sobre os temas apresentados.