Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Uso da tecnologia na prática médica é tema de webinar do CRM

30/09/2024

O CREMERJ promoveu, nessa quarta-feira, 25 de setembro, por meio da sua Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem), o evento “O Uso da Tecnologia na Prática Médica". O encontro ocorreu de forma on-line e foi transmitido ao vivo pelo canal do Conselho no YouTube.

As boas-vindas aos participantes foram dadas pelo conselheiro responsável pela Cocem, Luiz Fernando Nunes e pelo também conselheiro Sylvio Provenzano, que destacou a relevância do tema para a medicina atual.

“É impensável, nos dias atuais, imaginar a atividade médica dissociada da tecnologia e da informática. Por isso, é fundamental que o CREMERJ promova eventos como esse, que debatem o papel das inovações tecnológicas na prática médica”, destacou Sylvio Provenzano. 

No evento, o diretor do CREMERJ Marcelo Peixoto ministrou uma palestra sobre algumas inovações e avanços tecnológicos aplicados à área da saúde e da medicina, citando o prontuário eletrônico do paciente (PEP), as cirurgias robóticas e o uso de inteligência artificial como exemplos que mostram a integração da tecnologia na atividade médica. 

Peixoto ressaltou que a inteligência artificial pode ser uma aliada na análise de dados, na escolha de tratamentos e procedimentos e um facilitador de tarefas burocráticas, como a preparação de termos de consentimento cirúrgico. No entanto, ele alertou para a necessidade de garantir que a tecnologia não ultrapasse os limites da relação médico-paciente.

Outro ponto abordado foi o prontuário médico, tanto em formato físico quanto eletrônico, ele discutiu as questões de sigilo, a responsabilidade pela guarda das informações e a segurança dos dados dos pacientes, destacando a importância de protegê-los em ambas as modalidades.

Ao final da palestra, os conselheiros Beatriz Costa, Sylvio Provenzano e Luiz Fernando Nunes comentaram sobre o tema apresentado e tiraram dúvidas dos participantes.