CREMERJ promove debate sobre vírus HTLV
03/09/2024
O CREMERJ promoveu, no dia 31 de agosto, um evento dedicado a discutir sobre o vírus HTLV, também conhecido como vírus linfotrópicos de células T humanas. O encontro ocorreu de forma híbrida, no auditório Júlio Sanderson (sede do Conselho) e no canal on-line da autarquia, no Youtube.
A programação foi aberta pelos conselheiros Sylvio Provenzano e Edilbert Pellegrini, responsável pela Comissão de Ensino Médico do CREMERJ. No primeiro bloco, a Coordenadora-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (MS), Pamela Cristina Gaspar, compartilhou detalhes importantes sobre os avanços e desafios das políticas públicas quanto ao vírus.
Em seguida, a pesquisadora do Instituto Gonçalo Muniz (Fiocruz/Bahia) Fernanda Grassi comentou como funciona a patogênese e o impacto do HTLV em coinfecções. Depois dela, para encerrar a primeira parte das apresentações, a pesquisadora com ênfase em infecção pelo HTLV e associada ao Imperial College London, Carolina Rosadas, ministrou a palestra sobre epidemiologia e os métodos de prevenção e diagnóstico laboratorial.
Já no segundo e último bloco, a neurologista e professora titular da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Marzia Puccioni, abordou como ocorrem as manifestações neurológicas associadas ao HTLV-1. Dando continuidade ao assunto, a médica responsável pelo Hospital Dia e Ambulatório Transfusional do Serviço de Hematologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Youko Nukui, comentou sobre a leucemia/linfoma de células T em adultos. Para finalizar as apresentações, o conselheiro Edilbert Pellegrini ministrou uma palestra acerca das manifestações dermatológicas causadas pelo HTLV.
Clique aqui e assista o evento.