Após denúncia do CREMERJ, PF prende homem com diploma falso
15/08/2024
Na tarde desta terça-feira, 13 de agosto, a Polícia Federal (PF) prendeu, em flagrante, um homem que apresentou diploma falso para fins de registro de inscrição como médico junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao perceber indícios de documentação falsa, o Cremerj acionou imediatamente a PF, que chegou de pronto à autarquia.
A ação teve início após o suspeito, que disse ser professor de enfermagem de uma universidade do Rio de Janeiro, apresentar seus documentos à equipe do Setor de Registros do Cremerj, que fez a denúncia imediata ao Grupo de Investigações Sensíveis da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (DELEFAZ/PF/RJ).
Os policiais federais constataram que o diploma apresentado era de outra instituição de ensino superior carioca que sequer possui curso de medicina e efetuaram a prisão em flagrante do indivíduo.
O preso, de 47 anos e natural do Rio de Janeiro, foi encaminhado à Superintendência da PF localizada na Praça Mauá para os procedimentos de praxe e, em seguida, foi levado ao sistema prisional do estado. Ele responderá pelo crime de uso de documento falso, cuja pena pode chegar até seis anos de reclusão. Representantes do Cremerj também estiveram na Superintendência para o cumprimento de medidas legais cabíveis.