Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove evento sobre tabagismo e cigarros eletrônicos

13/08/2024

O CREMERJ, por meio de sua Comissão de Saúde Pública e da Câmara Técnica (CT) de Pneumologia, promoveu o evento “Tabagismo e Cigarro Eletrônico” no último sábado, 3 de agosto. Reunindo médicos especialistas, o encontro teve como objetivo discutir os impactos do uso tanto de cigarros tradicionais quanto de vapes, além de compartilhar informações atualizadas sobre os riscos associados a esses produtos. 

As boas-vindas aos participantes foram conduzidas pela conselheira responsável pela CT, Zelina Maria da Rocha Caldeira, e pelo coordenador Rogério Rufino. No primeiro bloco, a pneumologista e coordenadora da Comissão de Tabagismo da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ), Alessandra Alves da Costa, e o médico da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Ricardo Henrique Sampaio Meirelles, ministraram palestras sobre os tipos de tratamentos não medicamentosos contra o tabagismo. 

Em seguida, focando nas consequências pelo uso desses produtos, a médica psiquiatra do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF), Carolina Barros da Costa, junto da coordenadora do Ambulatório de Cessação de Tabagismo da Pneumologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Cristiane Almeida Tourinho, comentaram sobre como abordar interferências, ansiedade e depressão no tabagismo, e o desafio da recaída ao final do tratamento. Após as explanações, o médico especialista em Pneumologia e Tisiologia Jorge Eduardo Pio comentou os assuntos abordados com Alessandra Alves da Costa. 

No segundo bloco, Cristiane Almeida Tourinho deu prosseguimento com a palestra sobre “Mitos e verdades da dependência de nicotina em pacientes do sexo feminino”. A coordenadora da Comissão de Doenças Intersticiais Pulmonares (DPIs) da SOPTERJ, Cláudia Henrique da Costa, acrescentou detalhes ao tema. 

Já na última parte, Rogério Rufino apresentou o tema "Cigarros eletrônicos: pandemia silenciosa", seguido por um debate com o pneumologista Jorge Alexandre Sandes Milagres. Por fim, para encerrar a programação, o médico Gunther Kissmann apresentou alguns casos clínicos pelo uso recorrente de cigarros eletrônicos.

Para conferir a galeria de fotos do evento, clique aqui.