CREMERJ realiza 1º Jornada do Paciente na Atenção Domiciliar
01/08/2024
O CREMERJ promoveu neste sábado, 27 de julho, o evento "Jornada do Paciente na Atenção Domiciliar". O encontro ocorreu no auditório Júlio Sanderson, que fica localizado na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro.
A abertura e as boas-vindas aos participantes foram conduzidas pelo 1º vice-presidente do Conselho, Luiz Fernando Nunes, pela conselheira responsável pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre Atenção Domiciliar, Glaucia Maria Moraes de Oliveira, pela conselheira Ana Cristina Baptista Figueiredo, juntamente com o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Wilen Heil e Silva, e o diretor do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Antonio da Silva Ribeiro.
No primeiro bloco, a advogada do CREMERJ Natasha Albuquerque apresentou detalhes importantes sobre a resolução que trata da Atenção Domiciliar (AD). Em seguida, a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro (SBGG-RJ) e membro do GT, Anelise Coelho da Fonseca, falou acerca da cartilha sobre AD.
Depois dela, Wilen Heil apresentou a resolução do Crefito, que normatiza a atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em home care. Após isso, foi a vez do diretor do Coren-RJ falar sobre a resolução que determina aspectos legais da enfermagem para o cuidado domiciliar.
Iniciando as palestras do evento, a especialista em fisioterapia cardiovascular e respiratória e representante do Crefito, Girlana Cicera Lopes Marano, apresentou palestra sobre a atenção domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS). Dando continuidade, a médica geriatra e especializada em cuidados paliativos, Livia Pereira Coelho, falou sobre o Programa de Atenção Domiciliar do Idoso (PADI). Ainda falando sobre atenção domiciliar no SUS, o diretor do Coren-RJ Antônio Ribeiro ministrou palestra sobre atenção domiciliar na Atenção Primária à Saúde (APS) e a atuação dos profissionais de enfermagem.
Tratando sobre a AD na saúde suplementar, o membro do Grupo de Trabalho de Atenção Domiciliar do CREMERJ Daniel Lima palestrou sobre o histórico da atenção domiciliar no Brasil e falou sobre o panorama atual. Representando o Crefito, Girlana Cicera Lopes Marano também abordou o tema, tratando principalmente sobre os níveis de complexidade e os instrumentos de avaliação do NEAD (Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar). A enfermeira Ana Carolina Lopes, que representou o Coren-RJ, palestrou sobre a atuação dos enfermeiros na atenção domiciliar na saúde suplementar.
Por fim, encerrando as atividades do primeiro bloco, a conselheira Ana Cristina Baptista Figueiredo moderou a mesa de debate, que teve como participantes a médica especialista em geriatria Flávia Navi de Souza, o fisioterapeuta Hugo Lombardi Zamponi e a enfermeira Katia Calegaro.
No segundo bloco, as palestras tiveram como tema a segurança do paciente. A conselheira Ana Cristina Baptista Figueiredo deu início às explanações sobre a transição do cuidado para a atenção domiciliar. Após ela, abordando a mesma temática, Hugo Lombardi Zamponi falou sobre o cenário atual, os desafios e a estrutura da segurança do paciente no domicílio.
Continuando a abordagem da atenção domiciliar e a segurança do paciente, a professora da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN-UFRJ), Graciele Oroski Paes, falou do tema abordando critérios como sustentabilidade e segurança clínica. Finalizando as palestras do segundo bloco, a também professora da EEAN-UFRJ Patrícia da Silva Olario discorreu sobre desospitalização e estratégias de transição do cuidado para a alta hospitalar.
Encerrando o encontro, a conselheira responsável pelo Grupo de Trabalho de Atenção Domiciliar, Glaucia Maria Moraes de Oliveira mediou a mesa de discussão sobre os assuntos debatidos durante o evento. Participaram do debate: Girlana Cicera Lopes Marano, Graciele Oroski Paes, Patrícia da Silva Olario, Hugo Lombardi Zamponi e Deyse Conceição Santoro Batista.