Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de projeto da Abem para formação médica

05/07/2024

O CREMERJ participou, nos dias 2 e 3 de julho, da 1ª Oficina Regional do projeto "Formação Médica para o Brasil: Onde Estamos e Para Onde Vamos? Um Olhar Comprometido com a Responsabilidade Social do Século XXI". O evento, realizado no Rio de Janeiro, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

O objetivo do evento é fortalecer políticas públicas que envolvem a abertura, avaliação, monitoramento e reconhecimento das escolas de medicina no Brasil, considerando as desigualdades sociais do país. Representando o CREMERJ, a conselheira Kátia Nogueira participou das discussões.

No primeiro dia, as atividades foram direcionadas a professores, alunos e gestores de escolas de medicina públicas e privadas da Regional RJ/ES. Além do CREMERJ, participaram do debate representantes do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira e do Diretório Nacional dos Estudantes de Medicina, abordando as Diretrizes Curriculares Nacionais.

O segundo dia do evento foi dedicado a oficinas focadas na avaliação da qualidade dos cursos de medicina. A dinâmica das discussões continuará nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste 1 e 2, Minas Gerais, São Paulo, Sul I e II, ao longo dos meses de julho e agosto, com o objetivo de realizar um diagnóstico abrangente da situação atual da educação médica. A partir desse diagnóstico, o objetivo é aprimorar ou desenvolver políticas públicas mais adequadas na área de saúde.

Entre os participantes do evento estavam o coordenador do sistema de saúde da OPAS, Júlio Pedrosa; Emille Sampaio Cordeiro, da Coordenação-Geral de Integração Ensino-Serviço-Comunidade da SGTES/MS); o diretor regional RJ/ES, Paulo Pinho; a secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Isabela Pinto; o diretor-presidente da ABEM, Sandro Schreiber;  a diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde (MEC), Gisele Viana Pires; e a vice-presidente da ABEM, Denise Herdy.