Atenção domiciliar: conselhos planejam ações conjuntas
05/07/2024
Na última quarta-feira, 3 de julho, representantes do CREMERJ, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Creffito-2) reuniram-se para tratar de ações conjuntas em prol da atenção domiciliar. O encontro foi realizado na sede do CREMERJ, em Botafogo – Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
Na ocasião, planejou-se a realização de um evento multidisciplinar, com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas debatedores, cujo objetivo será buscar melhorias na atenção à saúde que é oferecida na moradia do paciente (home care). Serão analisadas as resoluções de cada um dos conselhos que regulam a atividade, bem como apresentadas soluções de comunicação com os cidadãos, orientando a população sobre seus direitos e deveres nesse tipo de assistência. Além disso, serão fomentadas iniciativas para aumentar a qualidade da atenção domiciliar e valorizar os profissionais envolvidos.
Na opinião do presidente do CREMERJ, Walter Palis, o caminho da união entre as autarquias é o mais benéfico para a sociedade. "Somente com a colaboração mútua, poderemos proporcionar um atendimento de excelência e humanizado aos pacientes em suas residências. Cada profissão tem um olhar diferente sobre as questões apresentadas. Essas visões são complementares. Por isso, a sinergia entre todos os integrantes das equipes de saúde atuantes na atenção domiciliar é essencial para enfrentarmos cada desafio”, disse Palis.
A reunião foi convocada e conduzida pela conselheira Glaucia Moraes, responsável pelo grupo de trabalho de Atenção Domiciliar do CREMERJ. Pelo Creffito-2, participaram o presidente Wilen Heil e os conselheiros Carlos Roberto, Denise Flávio, Clailson Henriques Farias e Hugo Zamponi. Já o Coren-RJ foi representado pela vice-presidente Rosimere Maria da Silva, pela conselheira Deyse Santoro e pela enfermeira fiscal Danielle Bartoly.