Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove evento em homenagem ao Dia da Mulher

14/03/2024

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o CREMERJ promoveu, no dia 8 de março, no auditório do Centro Empresarial Rio, na Zona Sul da capital fluminense, o evento ‘’Conquistas e desafios: Mulheres na vanguarda da saúde’’. Neste ano, além de homenagens a médicas, houve também palestras. A celebração teve transmissão ao vivo pelo canal do CREMERJ, no YouTube. Clique aqui para assistir à íntegra.

Iniciando a cerimônia, a conselheira Kátia Nogueira deu as boas-vindas e enfatizou que a data é símbolo da luta e das reivindicações femininas ao longo dos séculos e reforçou o compromisso da instituição. “O CREMERJ continuará de portas abertas para todas, garantindo o bem-estar e a segurança das médicas, a fim de que possam continuar fazendo a diferença na sociedade”, destacou a conselheira.  

A primeira palestra do dia foi conduzida por Selma Sabrá, presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ), abordando a história e os desafios das mulheres na medicina. Em seguida, Simone Simões, presidente da Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros, trouxe um panorama sobre a presença feminina na carreira médica militar.

Também foram apresentadas palestras que exploraram outros temas: Paula Dalgo discutiu gestão financeira, incluindo a disparidade salarial entre médicos e médicas; Daniele Marinho abordou gestão tributária; e Patrícia Dalpra explorou a construção de imagem.

No segundo momento do evento, foi composta uma mesa de honra, que contou com a participação exclusiva de mulheres. Participaram a diretora do CREMERJ Katia Nogueira, a secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello, a presidente da Academia Nacional de Medicina, Eliete Bouskela, a coronel médica bombeiro Simone Simões, a presidente da AMRJ, Selma Sabrá, e a vice-presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro, Zelina Caldeira. Os discursos da mesa foram congruentes e enfatizaram o progresso das mulheres no campo da medicina, a importância de persistir na luta pela igualdade na sociedade e a determinação feminina para superar desafios.

Após esse momento, foram realizadas as homenagens às médicas: Maria Bernadette de Sá, Vilma Câmara, Eliete Bouskela e Cláudia Mello. Encerrando a cerimônia, o Conselho homenageou também a gerente geral do CREMERJ, Ana Marta da Silva, representando todas as colaboradoras da autarquia.