Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa do primeiro ENCM 2024

11/03/2024

Nos dias 7 e 8 de março, ocorreu o I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina 2024. O evento, realizado em Brasília (DF), na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), reuniu autoridades, especialistas e representantes dos 27 Conselhos Regionais para debater assuntos de interesse da classe. O presidente do CREMERJ, Walter Palis, esteve presente no encontro, acompanhado pelos conselheiros Beatriz Costa, Luiz Zamagna, Marcelo Peixoto e Yuri Salles. 
 
A programação do primeiro dia foi marcada pela solenidade de abertura com o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo. Na sequência, os participantes acompanharam a conferência “O futuro da economia no Brasil: impactos no mercado de trabalho”, organizada pelo mestre em Direito Público Marcelo Guaranys. Em seguida, os conselheiros participaram de uma mesa-redonda para discutir a realidade das escolas médicas no Brasil e as propostas de contenção de danos, bem como o panorama de projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional sobre avaliação dos estudantes de medicina.

Na mesma data, houve uma explanação sobre as mudanças do Código de Processo Ético-Profissional (CPEP) e o lançamento do novo Manual de Publicidade Médica, que traz a íntegra da Resolução CFM nº 2.336/2023 com um conjunto de exemplos de aplicação prática da norma.

Já no segundo dia, a programação contou com uma conferência que apresentou uma proposta de equilíbrio financeiro para operadoras de planos de saúde, médicos credenciados, unidades de saúde e usuários. A conferencista convidada foi a doutora em Direito Sandra Krieger Gonçalves.

Em seguida, foram realizados três debates: um sobre o atual desequilíbrio da relação entre operadoras de planos e médicos; outro acerca da composição, funcionamento e projetos da rede conselhal; e um último sobre ato médico, legislação e atuação no âmbito da justiça.


Para Walter Palis, eventos como este representam uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e fortalecer processos de aprendizado colaborativo. ‘’Reunir os membros dos Conselhos Regionais de Medicina fomenta a busca por novas soluções e perspectivas diante dos desafios das autarquias, fortalecendo o aprimoramento das ações em benefício da medicina, da ética profissional e de toda a sociedade’’, destacou o presidente do CREMERJ.