Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM realiza aula inaugural do Curso Anual de Clínica Médica

27/02/2024

A aula inaugural do Curso Anual de Clínica Médica do CREMERJ ocorreu nessa sexta-feira, dia 23 de fevereiro. O encontro contou com uma palestra sobre humanidades na medicina, que foi ministrada pelo membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM) José de Jesus Camargo.

O evento aconteceu no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho, em Botafogo, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. A mesa de abertura foi composta pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis, pelo coordenador da Câmara Técnica de Clínica Médica, José Galvão, pela presidente eleita da ANM, Eliete Bouskela, e pelo conselheiro Antonio Braga Neto.

Em sua aula, Camargo fez uma revisão histórica e apontou tendências para o futuro. Ele pontuou erros que devem ser evitados pelos médicos, tais como desinteresse pelas queixas do paciente, desconsideração da opinião do enfermo e incapacidade de ouvir.

Ao falar sobre a importância da relação médico-paciente, ele destacou que o olhar e a atenção humana fazem toda a diferença. “Temos visto muitos profissionais recém-formados preocupados unicamente com as doenças; erro esse que vem crescendo à medida que fomos ficando progressivamente mais fascinados pela tecnologia, que é muito boa, mas que deslumbra mais o médico do que o paciente”, alertou o professor.