Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove debate sobre atualizações da dengue no estado

30/01/2024

O CREMERJ promoveu no último sábado, 27 de janeiro, o evento “Dengue: Atualizações”. O encontro ocorreu no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho – situada na Zona Sul da capital fluminense.

A recepção foi realizada pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis. A mesa de abertura também foi composta pelos conselheiros Célia Regina da Silva; Antônio Braga Neto (que estava representando a Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Claudia Mello); e Kátia Nogueira (responsável pelo Grupo de Trabalho sobre Vacinas e Imunizações do CREMERJ). Além deles, participou também a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai.

Em suas palavras de boas-vindas, Palis destacou a relevância do evento tanto para médicos quanto para a sociedade em geral. “Comentar sobre a situação atual da dengue, diante de uma possível epidemia da doença, é muito importante. Os assuntos debatidos farão com que todos tenham um melhor esclarecimento sobre a proliferação do vetor, os planos de combate e a atuação do novo imunizante”, disse ele.

Na primeira parte da programação, os palestrantes Rodrigo Schrage Lins e Tânia Vergara discutiram o panorama da dengue no Brasil, o diagnóstico e o manejo clínico. Já na segunda parte, o foco foi a vacinação. Nesta etapa, os palestrantes Flávia Bravo, Éder Gatti e Isabella Ballalai comentaram sobre o surgimento da vacina, as estratégias públicas na prevenção e quais as recomendações das sociedades médicas.