Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dezembro Laranja: campanha reforça prevenção do câncer de pele

01/12/2023

Criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha Dezembro Laranja tem o objetivo de fomentar a prevenção do câncer de pele. O CREMERJ apoia essa ação, que vem ganhando cada vez mais notoriedade. Em 2023, a campanha busca conscientizar as pessoas sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção.

Existem diversos tipos de câncer de pele. Entre eles estão o Carcinoma Basocelular (tipo mais prevalente e que surge com mais frequência em regiões expostas ao sol, tais como face, orelhas, pescoço etc); o Carcinoma Espinocelular (tipo que pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol); e o Melanoma (o menos frequente e com maior índice de mortalidade).

O câncer de pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões. Assim, conhecer bem a pele faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. A exposição excessiva ao sol e sem o uso de filtro solar são alguns fatores de risco para desenvolver o câncer de pele. Por isso, fique atento às formas de prevenção:

- Use protetor solar;

- Evite exposição prolongada ao sol entre o horário de 10h e 16h;

- Procure lugares com sombra em dias de muito sol;

- Use barreiras físicas contra o sol;

- Fortaleça a sua imunidade.

Quanto ao tratamento, todos os casos de câncer de pele devem ser diagnosticados e tratados o quanto antes, mesmo os de baixa letalidade. Proteja-se e procure o médico especialista.