Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM e IniciativaFIS lançam comunidade científica para médicos

02/06/2023

O CREMERJ, em parceria com a #IniciativaFIS, lançou uma comunidade virtual destinada às sociedades de especialidades. O objetivo é a integração dos médicos para o compartilhamento de informações científicas, de inovação e de qualidade para todos os profissionais que tiverem interesse em participar. Para marcar o lançamento, foi promovida uma solenidade, nessa quinta-feira, 1º de junho, na sede da #IniciativaFIS, situada no edifício da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), no Centro da cidade.

O evento contou com abertura do anfitrião Rodrigo Vilar, CEO da #IniciativaFIS. “Estamos muito felizes com essa parceria do CREMERJ, que entende a importância da informação científica e de qualidade e do compartilhamento das mesmas”, complementou.

O presidente da #IniciativaFIS, Josier Vilar, participou por vídeo e mencionou o Espaço CREMERJ de Coworking, que visa oferecer aos médicos um ambiente de trabalho e de estímulo à prática científica. “Obrigado pela confiança do nosso Conselho, por apoiar a criação dessa comunidade e por motivar um ambiente de inovação digital para o uso de todas as especialidades médicas”, disse ele, que também preside a ACRJ.

Em sua participação, o presidente do CREMERJ, Guilherme Nadais, destacou a importância da difusão de informação de forma qualificada. “Junto à #IniciativaFIS, o CREMERJ traz essa proposta para que as sociedades de especialidades possam estar conectadas, porque cada uma se complementa e são vitais para a nossa medicina. É uma honra poder oferecer essa possibilidade aos médicos”, acrescentou.

Já o ex-presidente do Conselho, Walter Palis, falou sobre a felicidade de poder trazer o CREMERJ para mais perto dos médicos. “Buscamos sempre objetivos em comum e, certamente, um deles é prover um debate científico de qualidade, atendendo melhor os médicos em suas necessidades. Por isso, lançamos no ano passado nossa revista científica em parceria com a Academia Nacional de Medicina e, agora, temos a alegria de lançar essa comunidade integrativa junto da #IniciativaFIS”, disse Palis, lembrando a gratidão do CREMERJ a Josier Vilar por ter viabilizado, em janeiro de 2021, a vacinação dos médicos na sede da autarquia, concedendo infraestutrura necessária, como recursos humanos e ambulância.

O secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antônio Teixeira Júnior (Dr. Luizinho), também valorizou a integração entre os médicos. “As pessoas se aproximam por meio dessa comunidade, gerando parcerias. Vivemos um momento difícil em que a incorporação de novas tecnologias impacta no nosso dia a dia, inclusive em relação a custos, o que tenta achatar os honorários médicos. Parece mais importante ter algumas novidades tecnológicas em certas unidades do que mão de obra médica. E sabemos que não é assim. Sem o médico não é possível realizar um atendimento eficaz. A tecnologia chega para complementar. E vemos nessa gestão um CREMERJ participativo e colaborativo. Na Secretaria estadual, tenho buscado conversar com as sociedades em parceria com o Conselho. E a #IniciativaFIS acrescenta muito para a saúde do nosso estado com essa qualidade de informação”, disse.

O evento também contou com a participação do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o deputado federal Daniel Soranz; do secretário-geral da Academia Nacional de Medicina, José Galvão-Alves; do diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Roberto de Almeida Gil; da subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ), Claudia Mello; do ex-secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Jacob Kligerman; do pesquisador da Fiocruz Fernando Rosa, que representou o presidente da unidade, Mario Moreira; e do professor Henrique Mussi, que representou o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega. Os conselheiros Roberto Meirelles, Fernando Jorge Barros, Luiz Zamagna, Beatriz Costa, Yuri Salles, Ana Cristina Russo, Marcelo Peixoto, Ronaldo Vinagre, Margareth Portella e Joel Carlos Silveira Filho também compareceram à solenidade.