Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ pede segurança dos médicos nas unidades de saúde

02/06/2023

O CREMERJ enviou uma circular para todas as unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 2 de junho, com objetivo de informar sobre a necessidade de adoção de medidas para prevenção e combate de situações de violência pelos quais os médicos do estado do Rio de Janeiro vêm sendo submetidos em seus ambientes de trabalho, especialmente os da rede pública.

A medida foi tomada após o Conselho receber diversas denúncias em seu Portal da Defesa Médica, em que colegas alegam terem sido agredidos durante o exercício profissional dentro das unidades de saúde.

No texto, o Conselho informa que foi encaminhado pedido formal às autoridades públicas competentes para a tomada de providências, que se mostram urgentes e necessárias ao bom exercício da medicina.

Também comunica uma proposta de resolução, no âmbito interno do CREMERJ, que impõe às unidades de saúde situadas no estado que tenham médicos trabalhando em suas dependências, o dever de providenciar segurança pessoal contínua por todo o período de trabalho do médico em seu interior, não se podendo alegar, em hipótese alguma, que a segurança é somente patrimonial.

“O CREMERJ não permanecerá inerte ou silente diante do crescimento substancial de casos de violência contra os médicos nas unidades de saúde, e não deixará de tomar as medidas que estiverem ao seu alcance para lutar pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e de todos os médicos que a exercem”, declarou o presidente do Conselho, Guilherme Nadais.