Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

II Fórum CREMERJ Região Serrana é realizado em Petrópolis

01/06/2023

A segunda edição do Fórum CREMERJ Região Serrana foi promovida nesse fim de semana, de 26 a 27 de maio. O evento foi realizado na Faculdade de Medicina do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (Unifase), em Petrópolis, município da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, conselheiros, representantes de entidades médicas e colegas de profissão se reuniram para debater diversos temas relevantes para a medicina. Além disso, foi dada posse a uma comissão de ética médica de Petrópolis.

A cerimônia de abertura foi composta pelo coordenador da Representação de Petrópolis da autarquia e coordenador do evento, Guilherme Franco Toledo; pelo diretor da Faculdade de Medicina em Petrópolis, Paulo César Guimarães; pela supervisora-geral da Unifase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves; e pelos conselheiros do CREMERJ Walter Palis Ventura e José Ramon Blanco.

O evento também contou com a presença dos conselheiros Benjamin Baptista, Ronaldo Vinagre, Yuri Salles e Carlos Romualdo Gama.

“Represento, hoje, o nosso presidente Guilherme Nadais e fico feliz por participar desse evento, de forma presencial, já que, durante o meu período de presidência, que foi na pandemia, a troca com os colegas era muito mais difícil. Por isso, fico lisonjeado de participar desse fórum, pois me permite estar próximo dos colegas, algo que o CREMERJ sempre buscou fazer, tentando entender os anseios, as críticas, as sugestões, atuando em prol da boa prática médica e levando sempre assuntos de interesse que contribuam para a melhoria da qualidade e do atendimento médico em nosso estado”, enfatizou Walter Palis.

Já Guilherme Toledo agradeceu a presença de todos. “Queria agradecer primeiramente a diretoria da Unifase, por nos ceder o espaço para a realização deste evento, e complementar que é um grande prazer abrir este fórum como coordenador. Que possamos cada vez mais ampliar nossos eventos médicos, com o intuito constante de diagnosticar e tratar dos nossos pacientes com zelo e dedicação”, complementou.

Na sequência, foi ministrado pelo coordenador da Representação Metropolitana da Tijuca, Antônio Rodrigues Braga Neto, que também é professor de obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma palestra sobre “Profissão Médica em risco: será a inteligência artificial o médico do futuro?”.

Em seguida, o CREMERJ realizou uma homenagem aos médicos da região: Antônio Carlos Castor Maciel, Denise Vantil Marangoni, Geraldo Lopes de Menezes, Guilherme Tannure, Jacob Samuel Kierszembaum, Jeferson Evangelista Corrêa, Manoel Antônio Gonçalves Pombo, Marcio Alberto Barbosa Veiga, Paulo Cesar de Oliveira Guimarães e Ricardo Alphonse Santos Blanc.

Segundo dia traz mais três palestras e cerimônia de posse 

Já no segundo dia de fórum, a programação iniciou com a posse da comissão de ética médica da Unimed Petrópolis Cooperativa de Trabalho Médico, com o CRM PJ:108063-6. Como diretor técnico, Jeferson Evangelista Correa. Os membros efetivos foram: Gustavo Luis Benvenuti, Lilian Terezinha Costa, José Antonio dos Santos e Frois de Almeida de Pinna Cabral. Já os membros suplentes foram: Pedro Paulo Galhardo de Castro e Marcia Teresinha Arruda Schanuel.

Dando continuidade, temas como “Direito Médico”, “Publicidade Médica – Como posso me promover sem ferir a ética?” e “Vantagens e desvantagens da pejotização – Como planejar uma carreira médica e os tipos de contratação (pessoa física, jurídica e cooperativa)” foram abordados e debatidos pelos advogados José Luiz Barbosa Pimenta Júnior, Rodrigo Câmara de Queiroz, Manuela Marcatti e Luciana Vieira da Rosa Siqueira, além dos médicos José Anacleto de Souza Júnior, Marcio César Guimarães, Claudia Martins de Vasconcellos, Bruno Silveira Pataro Moreira e Mauro Musa Zamboni. Também participaram desse momento a conselheira Beatriz Costa e o consultor José Miguel Rodrigues, que é professor tributário.