Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove solenidade pela vacinação dos médicos na sede

30/05/2023

Há dois anos, o CREMERJ realizava, em sua sede, o início da campanha de vacinação dos médicos contra a Covid-19. Em agradecimento à imunização dos profissionais, o Conselho promoveu, nessa segunda-feira, 29 de maio, às 19h, uma solenidade com a participação de autoridades e com homenagens a médicos que tiveram um papel relevante para a realização desta campanha. De 27 a 29 de janeiro de 2021, foi iniciada a primeira etapa da campanha de vacinação na sede, com doses cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS Rio), quando mais de 2.200 médicos foram vacinados no Conselho. Assim que mais vacinas chegaram à cidade, o Conselho retomou a imunização dos colegas, participando de todas as fases da campanha. Foram mais de 18 meses vacinando os médicos na autarquia.

Com o cerimonial conduzido pela jornalista Isabele Benito, o evento, realizado no auditório do Centro Empresarial Rio, em Botafogo – na Zona Sul da capital –, começou com a execução do Hino Nacional e formação de mesa solene, que foi composta: pelo presidente do CREMERJ, Guilherme Nadais; pelos ex-presidentes do Conselho Sylvio Provenzano e Walter Palis; pelo secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz; pela subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ), Claudia Mello, que representou o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior (Dr. Luizinho); pelo secretário-geral da Academia Nacional de Medicina (ANM), José Galvão-Alves, que representou o presidente da entidade, Francisco Sampaio; e pelo diretor da Associação dos Médicos do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) José Ramon Blanco, que também é conselheiro do CREMERJ.

“A pandemia da Covid-19 foi uma das mais destrutivas da nossa história recente, que, infelizmente, matou mais de 7 milhões de pessoas no mundo, sendo 1 milhão no Brasil. Entre as vítimas, tivemos muitos médicos que estavam na linha de frente. Neste momento, honramos a memória desses colegas e também comemoramos a chegada da vacina, especialmente, por ter conseguido imunizar tantos colegas em nossa sede”, pontuou o presidente do Conselho.

Sylvio Provenzano lembrou a luta do CREMERJ para proteger os médicos do vírus, fazendo, inclusive, que a autarquia fosse pioneira entre os conselhos profissionais do Brasil a realizar a vacinação em sua sede. Já José Galvão agradeceu ao CREMERJ por ter ido até a casa de colegas que tinham dificuldades de locomoção para imunizá-los. José Ramon Blanco falou da satisfação em poder contar com as autoridades de saúde para permitir a vacinação dos médicos.

A subsecretária Claudia Mello mencionou a emoção por ter participado da fase de logística para a distribuição dos imunizantes de forma igualitária para os 92 municípios do estado. “Contabilizamos os primeiros casos e, quando chegou a época da vacinação, foi tudo muito intenso para garantir a entrega das vacinas. E ver as pessoas sendo vacinadas no CREMERJ e nos postos de saúde era uma vitória muito grande”, disse ela que, além de representar o Dr. Luizinho, lembrou a atuação dos médicos Carlos Alberto Chaves e Alexandre Chieppe, que foram secretários de estado de Saúde, no período da Covid-19.

Já Daniel Soranz, que era secretário municipal de Saúde também nos anos da pandemia, foi o responsável por ceder todas as doses ao Conselho. Ele relembrou o dia em que recebeu um telefonema do conselheiro Walter Palis, que presidia o CREMERJ na época, abrindo as portas da autarquia para a vacinação dos médicos.

“Esse interesse era muito mais do que ter cuidado com a classe profissional, era também uma demonstração de credibilidade. Toda a cidade carioca e todo o nosso estado, vendo a imunização no nosso Conselho, sabia que podia confiar que estava sendo vacinado com algo que, de fato, tinha respaldo da ciência. Isso, certamente, fez muita diferença para os colegas e para toda a sociedade. Sem dúvida alguma, o local que mais simbolizava a segurança da vacina e o respeito à ciência era o CREMERJ. Essa ligação do Palis inspirou outros conselhos do país e também dentro do estado do Rio de Janeiro. Então, foi um momento de muita inspiração e que ajudou a salvar muitas vidas. Hoje, 98,5% dos cariocas tomaram a vacina contra Covid-19 em duas doses, o que é incrível”, complementou o secretário.

Em seu discurso, Walter Palis contou, emocionado, sobre a alegria de poder transformar o CREMERJ em posto de imunização num dos períodos mais difíceis do país e do mundo. No seu relato, ele prestou agradecimentos às autoridades que contribuíram diretamente para essa realização e a todos os colaboradores da autarquia.

“A gente se emociona porque sabe o quanto foi difícil todo aquele momento e o quanto à vacinação nos trouxe esperança. Abrir a nossa sede para imunizar os médicos foi muito especial para nós. Assim que recebemos a autorização do secretário Daniel Soranz e o suporte do Josier Vilar, que nos doou toda a infraestrutura. Como primeiro vacinado, tivemos a honra de imunizar o professor Pietro Novellino, valorizando a ciência e fortalecendo a importância da vacina. Tivemos também o apoio dos gestores do estado, como do Carlos Alberto Chaves, do Alexandre Chieppe e do Dr. Luizinho, que, na época como parlamentar, também nos auxiliou”, declarou Palis, mencionando ainda a Vacina Solidária, programa que arrecadou mais de 7 toneladas de alimentos não perecíveis com doação dos médicos. Todos os itens foram entregues para instituições de caridade.

Medalha Redentor: CREMERJ realiza homenagens 

Em agradecimento aos que contribuíram com a vacinação na sede, o CREMERJ concedeu a Medalha Redentor, sua maior honraria, para pessoas que foram fundamentais nesse processo. Walter Palis entregou a condecoração ao secretário Daniel Soranz, por ter cedido, assim como enviado, as doses de vacinas aplicadas na sede do CREMERJ em todas as etapas.

Na sequência, a vice-presidente da autarquia, Célia Regina da Silva, que também atuou em prol da vacinação dos médicos, fez a entrega da Medalha Redentor ao médico Josier Vilar, que também é presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Como sócio-fundador da Pronep, ele foi o responsável por conseguir estrutura e equipe técnica para garantir a imunização na sede do Conselho – um dos grandes desafios do CREMERJ para a realização da primeira fase da iniciativa.

Para representar todos os médicos vacinados pela campanha promovida pelo CREMERJ e também em reconhecimento à importância da ciência, o professor Pietro Novellino, que presidiu a Academia Nacional de Medicina por três ocasiões, recebeu a homenagem das mãos do conselheiro Sylvio Provenzano.

Antes da vacina, o número de mortes de médicos em decorrência da Covid-19 era alarmante. No estado do Rio de Janeiro, de março de 2020 a janeiro de 2021, foram mais de 100 profissionais que morreram por causa da doença. Em homenagem a eles, o CREMERJ apresentou um vídeo fazendo referência ao Memorial Covid-19, que eternizou, no site do Conselho, o nome de todos os colegas que morreram após complicações do coronavírus.

Dando sequência a este momento, o CREMERJ convidou Fabiana Carvalho Moutinho, filha do ex-secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves, para entregar a Medalha Redentor, em referência à atuação de seu pai durante a pandemia. Chaves, que morreu em outubro de 2021 depois de contrair a doença, teve um importante papel na distribuição das vacinas no estado. A homenagem foi conduzida pelo conselheiro Ricardo Farias, que também trabalhou para realizar a imunização no Conselho.

Durante a solenidade, foram exibidos três vídeos comemorativos: o primeiro em homenagem à campanha de vacinação na sede do CREMERJ, em que mostrou importantes momentos nesses últimos dois anos; o segundo em agradecimento aos funcionários do Conselho pela dedicação durante todas as etapas da imunização; e o terceiro que honrou todos os médicos do estado por sua atuação no período pandêmico. Clique aqui e assista.

Para assistir a cerimônia na íntegra, clique aqui.