Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ lança Prontuário Eletrônico para médicos

26/05/2023

O CREMERJ lançou, nessa quinta-feira, 25 de maio, mais uma ferramenta para facilitar a rotina dos médicos: o Prontuário Eletrônico. Com o novo sistema, os profissionais que atuam como pessoa física poderão organizar a agenda de consultas, cadastrar pacientes, registrar e consultar seus atendimentos a qualquer hora, além de solicitar exames e prescrever de forma on-line.

Iniciada com a execução do Hino Nacional, a solenidade de lançamento contou com a presença de conselheiros e autoridades da área da saúde. Na mesa de abertura, participaram o presidente do CREMERJ, Guilherme Nadais; os coordenadores do projeto, os conselheiros Luiz Fernando Nunes e Marcelo Peixoto; a superintendente de Unidades Próprias e Pré-Hospitalares da Secretaria de Estado de Saúde (SES RJ), Penélope Saldanha, que representou o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior (Dr. Luizinho); e o diretor de Tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS RJ), Álvaro Rossi, que representou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Ao abrir a cerimônia, o presidente do Conselho, Guilherme Nadais, falou sobre essa e outras ações recentes da autarquia. “O Prontuário Eletrônico chega para completar uma série de produtos digitais que entregamos aos médicos do nosso estado. O primeiro foi a Receita Digital, com a qual ultrapassamos a marca de 10 milhões de documentos emitidos em três anos. O segundo foi o LME – Plataforma Digital, que foi apresentado no início deste mês e já tem sido utilizado para a emissão de laudos de solicitação de medicamentos para retirada em farmácias especializadas do SUS. Agora, o terceiro é o Prontuário Eletrônico, que oferece múltiplas funcionalidades de forma gratuita”, frisou.

O conselheiro Luiz Fernando Nunes, em sua participação, pontuou a alegria por lançar mais esse projeto. Já Marcelo Peixoto, idealizador da iniciativa, explicou que a plataforma ainda passará por aprimoramentos, mas que esta primeira etapa já atenderá os médicos. Segundo ele, entre as novidades que ainda estão em fase de implementação, estão: o upload de imagens, a migração de dados de outros prontuários e a possibilidade de agendamento de consultas on-line.

Penélope Saldanha, em sua fala, mencionou um CREMERJ atuante, com novidades para os médicos. “Vejo um Conselho que atua bastante na educação médica continuada, sempre com inovações, como recentemente foi o lançamento do LME – Plataforma Digital. Ficamos felizes em saber de mais essa ação”, disse ela.

Já o diretor de Tecnologia da SMS RJ destacou a importância de oferecer novas opções tecnológicas para os médicos. “É uma iniciativa muito bacana do CREMERJ, principalmente por ser gratuita. É importante darmos alternativas dentro do cenário digital para o médico, com segurança e possibilidades”, complementou Álvaro Rossi.

Na sequência, Marcelo Peixoto, em sua palestra, enfatizou questões importantes relacionadas ao prontuário eletrônico, como a responsabilidade do médico pela guarda do mesmo, o sigilo das informações e a segurança dos dados. Com relação à plataforma, ele comentou suas vantagens e principais funcionalidades, encerrando com a apresentação de um vídeo tutorial, com orientações sobre o uso.

“A navegação é intuitiva e oferece campos livres para que o médico possa adaptar o prontuário às suas necessidades, inserindo o que julgar relevante. Existe também a possibilidade de cadastrar modelos de documentos recorrentes uma única vez e utilizá-los sempre que for necessário, tais como: termos de consentimento e orientações ao paciente. Nossa intenção é disponibilizar aos colegas uma tecnologia moderna, segura e eficaz para a gestão dos dados de seus atendimentos”, destacou Peixoto, que coordena a Comissão de Prontuário e Telemedicina do CREMERJ. Ele ainda reiterou que a ferramenta será oferecida gratuitamente para os médicos e sem custo para o Conselho, pois, além de ter sido elaborada totalmente pela equipe de TI da autarquia, será administrada pelo mesmo time.

Em seguida, a gerente de TI do Conselho, Gicélia Barbosa, fez uma apresentação sobre o passo a passo do uso da plataforma, mostrando como é feito o cadastro de pacientes, o preenchimento dos campos, o agendamento e outras funcionalidades. Ela ainda explicou que, além do Prontuário Eletrônico, o médico poderá criar seu próprio site, que também é de fácil uso, intuitivo e gratuito para os profissionais.

Antes de encerrar a sessão, os palestrantes responderam às dúvidas da plateia. A novidade estará disponível para todos os médicos a partir de segunda-feira, dia 29 de maio.

Para conhecer o vídeo tutorial para conhecer a plataforma, clique aqui!