Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CT de Clínica Médica do CRM promove evento sobre medicamentos

23/05/2023

A Câmara Técnica (CT) de Clínica Médica do CREMERJ promoveu, nesse sábado, 20 de maio, o evento “Novos Medicamentos e Exames”, que aconteceu no auditório Júlio Sanderson, na sede da autarquia, em Botafogo, na Zona Sul da capital. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Conselho.

A mesa de abertura foi composta pela coordenadora da CT de Clínica Médica do CREMERJ, Kátia Vencato, e pelo conselheiro responsável pela CT, Sylvio Provenzano, que enfatizou o importante papel dos medicamentos na assistência dos pacientes.

“Expectativas de vida têm aumentado devido aos estudos e atualizações sobre o uso de alguns medicamentos para determinadas doenças, que, antes, não possuíam qualquer tipo de perspectiva. Mas, hoje, podem assegurar aos indivíduos uma qualidade de vida que antes não tinham”, complementou Provenzano.

A programação contou com palestras que trouxeram reflexões sobre o uso de novos medicamentos e exames, relacionando o tema a seis grandes enfoques: prevenção medicamentosa da doença renal do diabetes; novos antibióticos: estamos mais próximos de erradicar os patógenos MDR? ; canabinóides como nova classe de medicamento; canabinóides na dor crônica e outras patologias; novo medicamento para obesidade; e mutações genéticas dos fatores de coagulação.

Para abordar os tópicos, foram convidados os especialistas Eduardo Rocha, Mário Castro Alvarez, Gabriel de Castro Micheli, Filipe Tavares Gusman, Dhianah Santini de Oliveira e Gustavo Guida Godinho.

Durante o evento, os palestrantes debateram e responderam questões dos participantes.