Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM e OAB promovem evento sobre doação e transplante de órgãos

19/05/2023

O CREMERJ, nessa quarta-feira, 17 de maio, realizou um evento sobre doação e transplante de órgãos, por meio dos Grupos de Trabalhos (GT) sobre Bioética e sobre Transplante de Órgãos, em parceria com a Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-Barra. O evento ocorreu de forma presencial no auditório Julio Sanderson, localizado na sede da autarquia, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, e também de forma on-line, transmitido pelo canal do Conselho no YouTube.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do CREMERJ, Guilherme Nadais; pela presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-Barra, a advogada Cidnéa Pappone; pela vice-presidente da autarquia, Célia Regina da Silva; pelo responsável do GT de Bioética, Antonio Abílio Santa Rosa, que também é membro da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-Barra; e pelo coordenador do GT de Bioética e Transplante de Órgãos e Tecidos, Joaquim Ribeiro.

“É muito importante o evento que o CREMERJ está realizando, junto à OAB, no dia de hoje, não apenas para os que estão presentes, mas como para toda a classe médica do Rio de Janeiro”, enfatizou Guilherme Nadais.

A programação contou com palestras que trouxeram reflexões acerca do transplante de órgãos na visão médica e jurídica, relacionando o tema a três grandes enfoques: aspectos jurídicos e a cobertura de transplantes de órgãos pelos planos de saúde; a necessidade de órgãos e transplantes no Brasil; e a bioética e a doação de órgãos: questões para reflexão. Para abordar os tópicos, foram convidados o advogado Anderson Carvalho e os médicos Joaquim Ribeiro e Antonio Abílio. A palestra foi moderada pela advogada Cidnéa Pappone.

“É interessante observarmos que a bioética é uma área que convida a reflexão e a discussão, que, na maioria das vezes, nunca dá respostas completas. Porém, a mesma levanta questões que são de temas de fronteiras, justamente para tocar em cada um e gerar o direito e a opinião sobre esses assuntos de forma singular”, destacou Antonio Abílio, em trecho inicial de sua apresentação.

Durante todo o evento, os palestrantes debateram e responderam questões dos participantes.