Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ reúne-se com médicos da coordenação do SAMU da capital

08/05/2023

Nessa quinta-feira, 4 de maio, médicos da coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da capital do estado do Rio de Janeiro foram recebidos no gabinete da presidência do CREMERJ. O objetivo da reunião foi ouvir as demandas apresentadas por eles, que mostraram problemas relacionados à sobrecarga de trabalho.

Pelo SAMU, participaram do encontro os médicos Ana Beatriz Busch, Bruno Sant’Anna Sabino e Luis Felipe de Almeida. De acordo com eles, foi identificado que as unidades que têm médicos que atuam no setor de verificação de óbitos disponibilizam esses profissionais por muito tempo a tal atividade, deixando uma lacuna no atendimento necessário aos pacientes vivos. Desse modo, haveria a necessidade de estudar, juntamente às instâncias municipais e estadual, formas de tornar o procedimento de verificação mais célere, pois, assim, esses médicos retornariam à assistência de pacientes de urgência e emergência mais rapidamente.

Como primeiro passo para a solução, ficou decidido que a responsável técnica do SAMU deve acionar o CREMERJ por meio de um pedido de parecer. Baseado nisso e em todas as normas vigentes, será elaborada uma nota técnica para ser discutida com as autoridades de saúde competentes.

Na ocasião, o presidente Guilherme Nadais destacou que o CREMERJ está sempre de portas abertas para acolher os médicos. “Zelar pelas condições adequadas para o exercício do ato médico, bem como garantir uma boa assistência à saúde da população é a nossa missão. Para conseguir isso, a melhor forma é escutar o que os colegas que estão na ponta têm a dizer”, comentou ele. Participaram também da reunião os conselheiros Celso Eduardo Boechat e Beatriz Costa.