Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Maio Amarelo conscientiza sobre segurança no trânsito

05/05/2023

A campanha Maio Amarelo é uma iniciativa que visa promover uma discussão sobre as boas ações no trânsito, com o intuito de diminuir os acidentes. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a "Década de Ação para Segurança no Trânsito". Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para o assunto.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a partir da análise de dados da Polícia Rodoviária Federal, 77% dos acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 foram causados por escolhas erradas dos motoristas. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), as categorias mais recorrentes de causas incluem falta de atenção à condução, sonolência, mal súbito, ingestão de álcool, problemas de visibilidade e ingestão de substâncias psicoativas.

Estima-se que para cada pessoa morta nesse tipo de acidente, há cerca de outros 70 atendimentos emergenciais e 15 internações de indivíduos que se envolveram em ocorrências da mesma natureza. Muitos desses traumatismos no trânsito, que poderiam ser evitados, resultam em sobrecarga de diversos setores hospitalares.

Em 2023, o movimento Maio Amarelo completa dez anos conscientizando a sociedade sobre a violência no trânsito. O CREMERJ apoia essa iniciativa e reforça a mensagem do slogan deste ano: "No trânsito, escolha a vida".