Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Planejamento tributário para médicos é tema de palestra no CRM

27/04/2023

O CREMERJ promoveu, nessa quarta-feira, 26, um evento para abordar maneiras de os médicos planejarem melhor as contas, considerando os tributos. O assunto foi apresentado pelo professor José Miguel Rodrigues da Silva, mestre em ciências contábeis, professor da Fundação Getúlio Vargas e palestrante convidado frequentemente pelo Conselho há 10 anos. A palestra foi ministrada de forma híbrida, sendo realizada presencialmente no auditório Charles Damian, na sede da autarquia (Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro), e transmitida via YouTube.

A abertura da atividade foi realizada pelo presidente do CREMERJ, Guilherme Nadais. Na ocasião, ele destacou a importância do tema, que costuma gerar muitas dúvidas, e apresentou o currículo do professor.

Na sequência, José Miguel iniciou a aula falando sobre as opções tributárias que o médico pode ter e a diferença financeira entre elas. Nesse momento, ele mostrou também as principais despesas escrituradas no livro caixa que podem ser utilizadas para abater o imposto de renda. “Observe sempre suas contas. Se você já tem determinado gasto e ele é dedutível, utilize-o para diminuir o tributo que você tem que pagar”, ressaltou.

Outra orientação dada pelo mestre foi direcionada a profissionais que têm mais de um vínculo empregatício que geram retenção de INSS (previdência social) na fonte. Para evitar contribuições acima do teto, que acabam sendo muito comuns, ele apresentou a possibilidade de o contribuinte emitir uma declaração para informar a um dos empregadores que o desconto pode deixar de ser feito, tendo em vista a contribuição em outro emprego. Nessa etapa, ele falou, ainda, sobre a recuperação de valores já pagos a maior ao INSS. Se solicitado, os últimos cinco anos podem ser revistos com correção monetária.

Dando continuidade, o palestrante falou acerca da atuação do médico como pessoa jurídica. Nessa parte, ele apresentou os tipos societários e regimes tributários mais comuns no Brasil, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um. “Verifique qual das alternativas é a melhor. Faça contas. Não se guie pela intuição, nem pela analogia”, alertou.

No encerramento, o professor respondeu perguntas da audiência relacionadas a imóveis, sucessão de patrimônio, previdência privada, multas, entre outros tópicos. Para assistir à íntegra do evento, clique aqui.