Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Formação médica durante a pandemia é debatida no CREMERJ

24/04/2023

O CREMERJ, por meio de sua Comissão de Integração do Médico Jovem (CIMJ), realizou um debate sobre a formação médica durante a pandemia. O evento ocorreu nessa quarta-feira, 19 de abril, de forma remota.

As boas-vindas aos participantes foram dadas pelo presidente da autarquia, Guilherme Nadais, pelo conselheiro responsável pela CIMJ, Ricardo Farias, e pela conselheira coordenadora da comissão, Beatriz Costa.

“Nós da Comissão de Integração do Médico Jovem do CREMERJ nos reunimos e fizemos um estudo para trazermos para esta reunião assuntos que abordassem as experiências de cada um de vocês que estavam na ponta, no período da pandemia. A partir disso, iremos compartilhar um pouco essa experiência e também ouvi-los, visando sempre a qualidade para o futuro da nossa medicina”, disse Beatriz.

Na ocasião, Nadais destacou a importância de compartilhar aprendizados a respeito desse momento. “A formação do médico foi bastante comprometida em decorrência das medidas que foram adotadas à época, especialmente em relação aos cursos de graduação e também aos programas de residência médica, que tiveram a atuação dos médicos residentes bastante afetadas”, pontuou o presidente do Conselho.

A programação contou com palestras que trouxeram reflexões acerca desse tema sob a ótica de vários especialistas: a visão do psiquiatra, a visão do médico residente, a visão do preceptor, a visão do estudante de internato, a visão do estudante no ciclo básico e a visão do estudante no ciclo clínico.

Para abordar os tópicos, foram convidados acadêmicos e especialistas de diferentes áreas: Ricardo Azêdo (professor universitário e conselheiro do CREMERJ); Cristiana Bardy (psiquiatra); Thadeu Silva (residente); Marcelo Felipe Monteiro (preceptor); Amanda Sebestjen (estudante no internato); João Pedro Lemos (estudante no ciclo básico); e Marcela Guedes (estudante no ciclo clínico). O debate foi moderado por Ricardo Farias, Beatriz Costa e pelo membro da CIMJ Francisco de Assis Romeiro.

Antes de encerrar, os palestrantes responderam a questionamentos do público. Além disso, a comissão fez a leitura da Carta do Evento, que foi baseada nas observações dos acadêmicos e será enviada ao Ministério da Educação.

“A ideia de trazermos esse tema foi para discutirmos com vocês e conseguirmos entender o que pode ser feito para melhorar o ensino e melhorar a prática médica. Quanto melhor for a formação, mais éticos serão os profissionais e menos problemas teremos no nosso exercício, fazendo uma capacitação de forma bem vigorosa, para evitar, principalmente, danos aos nossos pacientes”, concluiu o conselheiro Ricardo.

O evento está disponível na íntegra no canal do CREMERJ, no YouTube. Para assistir, clique aqui.