Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ debate agressão a médicos com órgãos de segurança

20/04/2023

O CREMERJ reuniu-se com representantes do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) e da diretoria de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) nesta terça-feira, 18 de abril. O objetivo do encontro foi apresentar dados de agressão a médicos apurados por meio do Portal da Defesa Médica do Conselho, bem como pautar sugestões para a reversão do quadro.

Participaram da reunião a vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, o primeiro secretário, Marcelo Erthal, e o conselheiro Ricardo Farias. Representando o ISP, participou o vice-presidente da instituição, Tenente Coronel PM Leonardo Vale. Já pela área da Saúde da PMERJ, participou a médica militar Juliana Borchert.

Abrindo a reunião, Ricardo Farias apresentou um panorama dos índices de violência contra médicos no estado. De acordo com o Portal da Defesa Médica, foram relatados pela plataforma quase 400 casos de agressão física ou verbal no período de 2019 a 2022, com um leve crescimento ano após ano. “Da análise dos dados tratados e dos atendimentos, podemos perceber que, em todos os anos, houve mais notificações de médicas do que de médicos. Além disso, o tipo de agressão mais comum foi a verbal, e o tipo de agressor mais habitual foi o paciente. Precisamos de soluções para melhorar a segurança nas unidades de saúde, a fim de evitar essas ocorrências contra os médicos”, comentou o conselheiro, que é o idealizador do portal.

Dando continuidade ao debate, foram elencadas possibilidades para aperfeiçoar o processo de comunicação desses casos de violência e formas de diminuí-los ao máximo. Como medida imediata, será feita uma análise pormenorizada sobre as localidades onde aconteceram mais episódios dessa natureza. A partir daí, serão oficiados a Secretaria de Estado de Polícia Militar e os comandantes dos batalhões das regiões com maior incidência. O objetivo é apresentar esses resultados e melhorar a segurança dos profissionais.

O CREMERJ alerta para que todos os casos de violência contra médicos sejam notificados à Polícia Civil e ao Conselho por meio dos sites:

Portal da Defesa Médica: https://www.cremerj.org.br/portaldadefesamedica/

Registro de Ocorrência - Polícia Civil: https://roonline.pcivil.rj.gov.br/