Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

II Fórum CREMERJ Vale do Paraíba é realizado em Volta Redonda

18/04/2023

A segunda edição do Fórum CREMERJ Vale do Paraíba foi promovida nos dias 14 e 15 de abril, no município de Volta Redonda. A programação contou com cinco palestras sobre temas diversos, debates e homenagens a médicos da região que se destacaram ao longo de suas carreiras.

A cerimônia de abertura teve a participação do vice-prefeito, Sebastião Faria. Além dele, compuseram a mesa de honra o diretor de Sede e Representações do CREMERJ, Benjamin Baptista, o ex-presidente do Conselho, Walter Palis, o presidente da Unimed Volta Redonda, Vitório Puntel, e os representantes da autarquia na cidade Felipe Simões Canavez e Juliana Monteiro Coelho.

“Esse encontro é uma oportunidade para debatermos pautas de interesse médico com os colegas do Vale do Paraíba. Temos aqui um espaço para aumentarmos ainda mais a nossa integração”, disse Benjamin.

Abrindo as atividades, foi ministrada uma palestra que tratou sobre a importância da relação médico-paciente. Em sua exposição, Antônio Braga Neto, que é o coordenador da Representação Metropolitana do CREMERJ na Tijuca, exemplificou esse relacionamento desde períodos que antecederam a chamada “medicina moderna” até os dias de hoje, refletindo, ainda, sobre os novos cenários da telemedicina e robótica.

Fechando a primeira noite do evento, o Conselho prestou uma homenagem a quatro médicos que atuam na região e são reconhecidos pela dedicação, ética e profissionalismo. Receberam a menção do CREMERJ os médicos: Fernando Mauro Furtado Coutinho; Francisco Di Biase Neto; João Antônio Baptista Canavez; e Tito Guimarães Filho.

Segundo dia de fórum aborda temas jurídicos, políticos e profissionais

O mercado de trabalho do médico no estado do Rio de Janeiro, o papel das entidades médicas e o impacto do fator político sobre a medicina foram assuntos apresentados pelos conselheiros Yuri Salles, Walter Palis e Flávio Sá. Como moderadores dessas palestras, participaram Ivan Mário Adami, Luiz Vinciprova e Vitório Puntel.

Na sequência, o advogado Antônio Lopes falou sobre o dever de informação do médico e a responsabilidade civil. Antes de encerrar, ele esclareceu as principais dúvidas jurídicas da plateia sobre essa temática.