Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Vice-presidente do CREMERJ é homenageada pela Câmara Municipal

06/04/2023

A vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, recebeu a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por sua relevante atuação na medicina. Autora de livros e de capítulos em obras que são referência na área, como o Tratado da Obstetrícia, Célia Regina tem trabalhos nos segmentos assistencial, associativo e acadêmico. A solenidade aconteceu nessa quarta-feira, 5 de abril, no Palácio Pedro Ernesto, no Centro do Rio, com a presença de autoridades da área médica.

A iniciativa foi do vereador Marcos Paulo, que é médico há 21 anos, e tem um trabalho focado na saúde dos cariocas e na proteção dos animais e de seus cuidadores. A mesa solene foi composta por Marcos Paulo; pela homenageada Célia Regina; pelo reitor da Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Pietro Novelino, que representou o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Francisco Sampaio; pelo presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), Benjamin Baptista, que também é diretor do CREMERJ; pelo presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (Sgorj), Silvio Silva Fernandes; pela presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ), Selma Dantas Teixeira Sabra; e pelo conselheiro do CREMERJ Antônio Abílio de Santa Rosa, que representou a autarquia.

Após a execução do Hino Nacional, os componentes da mesa solene destacaram a contribuição de Célia Regina da Silva para a medicina do Rio de Janeiro e também para as especialidades de ginecologia e obstetrícia. Também foi exibido um vídeo com depoimentos de várias autoridades, como o deputado federal Daniel Soranz, que foi secretário municipal do Rio de Janeiro até o início deste ano; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes; e o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Agnaldo Lopes da Silva Filho.

Em seguida, foram entregues moções honrosas aos conselheiros do CREMERJ Antônio Abílio de Santa Rosa e Sylvio Provenzano; à professora titular de obstetrícia da faculdade de ciências médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Denise Leite Maia Monteiro; ao membro titular da AMRJ Euderson Kang Tourinho; à coordenadora da Câmara Técnica de Fitoterapia do CREMERJ, Jaqueline Barbosa; ao ex-chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Benzecry; ao presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), Paulo Gallo de Sá, que também é conselheiro do CREMERJ; e à vice-presidente da Academia de Letras e Artes Luso-Suíça, Ana Coimbra Tourinho.

Após o momento das homenagens, que foram indicadas por Célia Regina da Silva ao vereador Marcos Paulo, a vice-presidente do CREMERJ recebeu a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga – a maior honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro concedida a personalidades femininas que se destaquem em âmbito municipal, estadual ou federal. Após receber a condecoração, Célia Regina fez um discurso em agradecimento a todos os presentes e lembrando momentos importantes da sua história.

“Esta é uma ocasião muito especial para mim e é uma alegria celebrar com a presença de cada um. Agradeço por estarem comigo neste dia tão marcante, extraordinário, feliz. Espero continuar contribuindo com a medicina, com os nossos médicos, com os nossos pacientes, com a nossa sociedade. Por tudo, deixo aqui meus sinceros agradecimentos”, disse ela, emocionada.

O evento contou com a presença do diretor do CREMERJ Luiz Fernando Nunes e dos conselheiros José Ramon Blanco e Roberto Meirelles e do coordenador da Representação Metropolitana da Ilha do Governador, Rômulo Capello Teixeira, que também preside a Sociedade Médica da Ilha do Governador (Somei). Também participaram da cerimônia amigos, familiares e os pais de Célia Regina, os senhores Reginaldo Augusto da Silva e Isaura Maria da Silva, que foram homenageados com um buquê de flores.