Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Imposto de renda de médicos é tema de palestra no CREMERJ

31/03/2023

O CREMERJ promoveu, nessa quarta-feira, 29, uma palestra abordando o que o médico deve saber acerca de seu imposto de renda. O assunto foi apresentado pelo professor José Miguel Rodrigues da Silva, mestre em ciências contábeis e professor da Fundação Getúlio Vargas. O encontro foi realizado de forma híbrida, contando com participações on-line e presenciais, no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho.

Na abertura do evento, a vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, destacou o quanto essa temática gera dúvidas. Ela ressaltou a relevância da palestra e relembrou que o convidado da noite vem colaborando anualmente com o Conselho, ministrando essa aula e suas atualizações para os médicos há 13 anos.

Ao iniciar a exposição, o professor mostrou as principais novidades que devem ser observadas neste exercício, dando destaque para a necessidade de declarar operações de alienação em bolsas de valores cuja soma superou 40 mil reais ou que obtiveram ganhos líquidos de quaisquer valores sujeitos à incidência de imposto.

Ele também compartilhou dicas valiosas sobre como pagar menos imposto utilizando o livro-caixa. Na ocasião, o palestrante mostrou algumas deduções que podem ser lançadas, tais como gastos com encontros científicos, pagamentos a terceiros sem vínculos empregatícios, conservação do consultório, entre outras.

Ao falar sobre a fiscalização da Receita Federal, José Miguel enumerou os erros mais comuns por parte dos declarantes. “As principais formas de ser pego na malha fina são o cruzamento de declarações com inconsistências, o crescimento patrimonial a descoberto, o elevado crescimento patrimonial de um ano para o outro, o lançamento de muitas deduções e a ausência de fontes pagadoras na declaração”, alertou José Miguel.

Antes de encerrar, o mestre respondeu a perguntas da audiência. A íntegra pode ser assistida no canal do CREMERJ, no Youtube. Clique aqui para acessar.