Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Prevenção do câncer colorretal é debatida por CREMERJ e Sobed

31/03/2023

O CREMERJ, por meio da sua Câmara Técnica (CT) de Endoscopia Digestiva e em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Estadual Rio de Janeiro (Sobed-RJ), realizou, nesta quarta-feira, 29, um evento em alusão ao Março Azul e à prevenção do câncer colorretal. A reunião ocorreu no auditório do Centro Empresarial Rio (CER), localizado em Botafogo, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

As boas-vindas aos participantes foram dadas pelo presidente do CREMERJ, Guilherme Nadais, pelo ex-presidente da Sobed-RJ, Edson Jurado, e pelos integrantes da câmara técnica Ronaldo Taam, Ana Zuccaro, Paulo Pinho e Lilian Machado.

“O câncer colorretal é uma doença que precisa ser debatida de forma ampla, principalmente pelo crescente número de casos em nosso país. Continuaremos, portanto, abrindo esse espaço para a realização desses debates em nosso Conselho”, destacou Nadais.

A programação contou com palestras que trouxeram reflexões acerca da prevenção do câncer colorretal e da importância da campanha “Março Azul”, dividindo o tema em sete grandes enfoques: fatores de risco e prevenção primária; hereditariedade; rastreamento e prevenção secundária; papel da colonoscopia como ferramenta na prevenção do câncer colorretal; papel da colonoscopia no diagnóstico e tratamento do câncer colorretal; tratamento cirúrgico; e seguimento oncológico. Para abordar esses tópicos, foram convidados os conselheiros Antônio Abílio de Santa Rosa, Ana Carolina Nobre e Ricardo Cotta, além dos especialistas Ronaldo Taam, Afonso Celso e Maria Aparecida Ferreira. O evento contou também com a presença da vice-presidente da autarquia, Célia Regina.

Durante todo o encontro, que ocorreu de modo híbrido (presencial e on-line), palestrantes e moderadores debateram e responderam a questões apresentadas pelo público.