Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem promove reunião em Niterói

30/03/2023

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ se reuniu com médicos da família que atuam em unidades básicas de saúde, em Niterói. O encontro aconteceu na sede da Associação Médica Fluminense (AMF), localizada no bairro de Icaraí – na Zona Sul da cidade. A pauta central foi a formação de uma comissão de ética médica.

A reunião foi conduzida pela coordenadora da Cocem, Beatriz Costa, pelo diretor Yuri Salles e pelo conselheiro Antônio Werneck, que é membro da Comissão de Saúde Pública do Conselho.

Mais de 50 médicos que trabalham em unidades básicas de saúde no município estavam com dificuldades para formar uma comissão por não ter número suficiente de médicos em cada uma das unidades onde atuam. Para solucionar essa questão, o CREMERJ conseguiu uma mediação junto à Fundação Saúde de Niterói, que fornecerá seu CNPJ, para que esses médicos, em conjunto, formem uma única comissão de ética médica, mesmo sendo de unidades básicas diferentes.

“Essa medida fortalece o movimento médico em Niterói e entre os médicos das unidades básicas de saúde, o que acaba refletindo também em nosso estado. Somos a casa do médico e nossas portas estão abertas para tirar todas as dúvidas e ajudá-los no que for preciso”, disse Beatriz Costa, que ministrou uma palestra sobre a importância da comissão de ética médica, mencionando direitos e deveres.

No encontro, os conselheiros também ouviram as demandas dos médicos e esclareceram alguns questionamentos. Ao fim da reunião, ficou deliberada a realização de um evento para discutir temas que foram sinalizados pelos próprios médicos.

Veja o depoimento de alguns médicos sobre a reunião:

“Queria agradecer a participação desse evento, pois foi muito bom estar presente. Foi muito elucidativo e conseguimos tirar bastante dúvidas sobre o Código de Ética Médica, além de outras pautas que não estavam incluídas no contexto inicial”, declarou o médico de família e comunidade, que atua no Programa Médico de Família de Niterói.

“Fui convidada a participar dessa palestra elaborada pelo CREMERJ sobre a Comissão de Ética Médica e gostei muito. Esclareceu nossas dúvidas e, agora, estamos tentando formar uma Comissão de Ética Médica. Toda a palestra foi muito interessante e fomos muito bem acolhidos pela equipe do CREMERJ”, ressaltou Lucia, atuante do Programa Médico de Família em Niterói na Unidade do Cantagalo.

“Fui convidada para fazer parte do Conselho de Ética Médica da unidade e, hoje, estou aqui participando junto ao CREMERJ na condição de membro da Comissão. A palestra foi excelente, com muito conteúdo, e espero que tenha outras”, disse Maria Lucia, pediatra.

“Já fiz parte do Programa Médico de Família de Niterói e sugeri esse evento que eu gostei muito. Esclareceu nossas dúvidas, conseguimos conhecer mais colegas da profissão e fazer propostas para futuras reuniões”, declarou Maria Aparecida, médica aposentada.