Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de seminário da Alerj sobre maternidade

28/03/2023

O CREMERJ participou nesta segunda-feira, 27 de março, do Seminário Maternidade, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O evento abordou a promoção à saúde materno-infantil e a importância de trabalhos legislativos pela valorização da mulher e do bebê.

No evento, o médico ginecologista Raphael Câmara, que é conselheiro do CREMERJ e do Conselho Federal de Medicina (CFM), destacou assuntos importantes como um parto seguro, que contempla assistência adequada para mãe e bebê no pré-natal, parto e puerpério, além da defesa da saúde e da medicina para todos.

Em sua palestra, Raphael Câmara falou sobre melhorias para a saúde materno-infantil e apresentou dados preocupantes, como a alta mortalidade materna no estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, esses números, que historicamente já eram elevados, dispararam durante a pandemia.

“A razão de mortalidade materna em 2019 no Rio de Janeiro era 74,5, o que já era muito alto, mas, infelizmente, veio a pandemia e, em 2021, a mortalidade materna foi para 161,5. Em São Paulo, por exemplo, em 2021, a razão era 90,7, quase metade do que no estado fluminense. Esse foi um dos motivos de termos investido fortemente na Rede de Atenção Materno-Infantil (RAMI)”, disse ele, que foi secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, de junho de 2020 a dezembro de 2022.

Nesse sentido, Raphael Câmara pediu aos parlamentares e autoridades presentes que intensifiquem esforços na luta para reduzir esses números no estado.

Além disso, ele ressaltou que o CREMERJ está com as portas abertas para ouvir qualquer demanda em favor da saúde e da medicina no Rio de Janeiro, podendo, inclusive, contribuir tecnicamente para orientar a elaboração de projetos de lei no segmento. “Às vezes, a intenção é das melhores, mas a lei não é praticável ou pode afetar outras áreas. Por isso, reforçamos que, se for fazer algo relacionado à medicina, que ouça os médicos. E o CREMERJ está totalmente disponível para orientar no que for preciso”, complementou.

A mesa solene de abertura foi composta pelo deputado estadual Márcio Gualberto, anfitrião e idealizador da iniciativa; pela deputada federal Chris Tonietto; pelo presidente da União dos Juristas Católicos do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Roberto Guimarães; e pelo padre Rodrigo Vieira, que representou a Arquidiocese do Rio. No seminário, também foi anunciado o lançamento da Frente Parlamentar contra o Aborto e em Defesa do Nascituro da Alerj.

O evento ainda contou com a presença do conselheiro do CREMERJ Ricardo Azedo e de membros da sociedade civil.