Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ e ABMT realizam Fórum de Educação Médica Continuada

24/03/2023

O CREMERJ realizou, em parceria com a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT), o “XVII Fórum de Educação Médica Continuada CREMERJ/ABMT – A prática médica, a judicialização e as atribuições do CREMERJ”. O evento ocorreu nessa quarta-feira, 22, no auditório Júlio Sanderson, localizado na sede da autarquia, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

As boas-vindas aos participantes foram dadas pelo responsável pela Câmara Técnica (CT) de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador do CREMERJ, Ronaldo Vinagre, que compôs a mesa ao lado do presidente da ABMT, Gualter Nunes Maia, da coordenadora da CT e moderadora do evento, Laura Maria Campello Martins, da diretora técnica-científica da ABMT, Nadja de Sousa Ferreira, e do conselheiro Roberto Fiszman.

A programação contou com palestras que trouxeram reflexões acerca da prática médica, da judicialização e das atribuições do Conselho. “Conhecendo o CREMERJ” foi a primeira palestra da noite, apresentada por Fizsman. Ele falou sobre o histórico da criação do CFM e dos CRMs, atribuições do CREMERJ, transparência e prestação de dados, habilitação – pessoa física, as comissões existentes, assim como diversos outros tópicos sobre a autarquia regional e nacional.

“Durante as nossas conversas, ficou evidente que é possível que boa parte dos médicos não conheça o CREMERJ. Nesse sentido, espero que essa apresentação tenha sido, além de informativa, produtiva não só para o momento atual, mas também para o futuro”, destacou Roberto Fiszman.

Em seguida, Nadja Ferreira ministrou sobre “Exame Médico e as Interfaces Legais”, focando nos critérios de conformidade para defesa ética e judicial do médico, para que possa haver defesa frente às questões verdadeiras e não verdadeiras de cada caso.

Já a última palestra ficou a cargo do diretor Ronaldo Vinagre, com o tema “O CREMERJ e a Prática Médica”, em que o conselheiro explica com mais detalhes as funções e atribuições da corregedoria do Conselho, que é responsável pela atividade judicante do CREMERJ, conforme a Lei nº 3.268/57.

“Quando uma sindicância é aberta, é feita uma apuração precisa. Essa sindicância pode se tornar um processo ético-profissional e, se for o caso, alguma punição pode ser aplicada”, completou Ronaldo Vinagre.

Durante todo o encontro, os palestrantes debateram e responderam a questões. A gravação da transmissão on-line está disponível na íntegra na TV CREMERJ. Para assistir, o médico deve estar logado no site. Clique aqui para acessar.