Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove Segundo Simpósio Carioca de Delirium

17/03/2023

O CREMERJ promoveu o Segundo Simpósio Carioca de Delirium, que aconteceu nessa quarta-feira, 15 de março, no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho – localizada em Botafogo, Zona Sul da capital. O foco do evento, dividido em dois blocos, foi explicar e colocar para os profissionais de saúde, de uma forma geral, a importância do tema para a prática diária dos médicos.

Compuseram a mesa, o presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz, a vice-presidente, Célia Regina, o corregedor do Conselho e moderador do primeiro bloco de palestras, Ronaldo Vinagre, e a coordenadora do evento e pediatra, Roberta Castro.

“Delirium é um tema que interessa a uma série de especialidades. Por ser um assunto pouco divulgado e discutido, é necessário dar mais evidência. É um prazer imenso para nós do CREMERJ promovermos o segundo evento sobre esse tema, colocando o assunto cada vez mais em pauta nas nossas reuniões e no nosso dia a dia enquanto profissionais de saúde,” reforçou o presidente do Conselho, Clovis Munhoz.

O primeiro bloco, intitulado “Delirium é assunto para todas as especialidades”, foi moderado pelo corregedor Ronaldo Vinagre e contou com três palestras: a primeira foi sobre o Dia Mundial de Conscientização do Delirium 2023, ministrada pela pediatra Roberta Castro; a segunda tratou de quais pacientes apresentam maior risco de apresentar delirium, com a apresentação do geriatra do Hospital Pró Cardíaco no Rio de janeiro, Filipe Gusmán; e a terceira, conduzida pelo presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Rio de Janeiro (Sotierj), Alexandre Rouge, falou acerca das diferentes faces do delirium e como detectá-lo na prática diária.

Após o intervalo, o segundo bloco do evento, nomeado “Juntos podemos fazer diferença”, foi moderado pelo membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do CREMERJ, Antônio Egídio. O tema “Abordagem não farmacológica para prevenção e tratamento do delirium” foi discorrido pela pediatra intensivista do Hospital da Lagoa e do Hospital Vitória, Juliana Patrícia Chaves. Em seguida, o geriatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Ivan Abdala, ministrou a palestra sobre “Delirium, polifarmácia e a abordagem farmacológica”. Ao fim, a geriatra e presidente da SBGG, Anelise Fonseca, conduziu o tema “Quando o delirium acaba: cuidado pós-delirium”.

Após as considerações finais, os palestrantes esclareceram dúvidas do público. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal do CREMERJ no Youtube e está disponível na íntegra na TV CREMERJ. Para assistir, o médico deve estar logado no site do CREMERJ. Clique aqui para acessar.