Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ debate mediação de conflitos no segmento médico

17/03/2023

Nesta quarta-feira, 15, a Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ realizou a primeira reunião de trabalho de 2023. Os participantes debateram sobre a mediação de conflitos no segmento médico durante o encontro, que aconteceu em Botafogo – na Zona Sul da capital fluminense.

As boas-vindas aos participantes foram dadas pela coordenadora da Cocem, conselheira Beatriz Costa. Ela fez uma breve apresentação sobre o papel das comissões de ética médica, explicando suas principais atribuições. “Como Conselho temos que valorizar os médicos que estão à frente das comissões de ética do hospital e criar competências e habilidades para que eles possam atuar no campo da ética médica. É o CREMERJ inovando e trazendo mais conhecimentos para o nosso colega médico”, destacou Beatriz.

Em seguida, o sócio-diretor da 4P Luciano Pacheco ministrou uma palestra sobre a solução pacífica de conflitos. “O profissional de ética precisa estar bem com ele mesmo. A comunicação não violenta cria condições para que a mediação de um conflito se resolva.”, enfatizou Pacheco.

Por fim, a mediadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Andrea Maia, apresentou a metodologia da “Oficina de Mediação de Conflitos”, que acontecerá em maio de 2023 com a participação de médicos integrantes de comissões de ética que tiverem o interesse em se aprofundar no tema. “É muito importante saber lidar com os conflitos que estão o tempo todo em nossa vida e se comunicar melhor. É muito natural vivenciar os conflitos, e quanto melhor você souber lidar com eles, melhores serão os resultados.”, disse Andrea.