Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ homenageia médicas no Dia Internacional da Mulher

10/03/2023

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o CREMERJ promoveu um evento no dia 8 de março, no auditório do Centro Empresarial Rio, na Zona Sul da capital fluminense. Na ocasião, 16 médicas foram homenageadas por suas destacadas atuações na medicina. A solenidade teve transmissão ao vivo pelo canal do CREMERJ no YouTube e foi conduzida pela cerimonialista e jornalista Isabele Benito. Clique aqui para assistir à íntegra.

Iniciando a noite, o presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz, deu as boas-vindas e fez um agradecimento especial a todas as médicas. Na sequência, a vice-presidente Célia Regina da Silva fez uso da palavra. “Para o CREMERJ é uma grande satisfação ter a oportunidade de homenagear profissionais que todos os dias se dedicam a cuidar da saúde da nossa população, tanto no atendimento aos pacientes, na linha de frente, quanto na atuação como professoras, pesquisadoras, cientistas ou líderes de entidades”, destacou Célia.

Na sequência, foi composta a mesa de honra, que contou com a participação exclusiva de mulheres. Participaram a subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Claudia Mello, a subsecretária de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Teresa Vannucci, a 2ª secretária da Academia Nacional de Medicina, Patrícia Rocco, a 2ª secretária da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), Zelina Caldeira, e a anfitriã Célia Regina da Silva. Os discursos da mesa foram uníssonos e evidenciaram o crescimento da mulher na medicina, a necessidade de manter a luta por igualdade de espaço na sociedade e a força feminina para superar desafios.

Dando continuidade ao evento, os convidados e participantes tiveram a oportunidade de conhecer a vida da médica norte-americana Virginia Apgar (1909 – 1974), considerada uma mulher extraordinária que atuava em muitas áreas, enfrentando barreiras sexistas da época e marcando a história como a criadora da famosa Escala de Apgar, teste utilizado até hoje para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extrauterina. A biografia da médica foi apresentada por Célia Regina, que palestrou sobre o assunto.

Após esse momento, foram realizadas as homenagens às médicas: Alice Cristina Coelho Brandão; Alice Junqueira Moll; Ana Cristina Pinho Mendes Pereira; Ana Maria Pittella de Souza Leite; Andréa Araújo Brandão; Andrea Cristina Ferreira Cabral; Carmen Baptista dos Santos; Carolina Machado Brandão, Dalva Maria Carvalho Mendes; Eponina Maria de Oliveira Lemme; Jacqueline Fernandes Provenzano; Maria Júlia Gregório Calas; Mariangela Barbi Gonçalves; Renata Barbosa do Amaral; Sylvia da Silveira Mello Vargas; e Zuleika Ribeiro Sauaia Kubrusly.

Além delas, foram homenageadas as seis conselheiras do CREMERJ: Ana Carolina Nobre de Mello; Ana Cristina Russo Marques Vicente; Beatriz Rodrigues Abreu da Costa; Célia Regina da Silva; Margareth Martins Portella; e Rafaella Braga Leal Reis. Encerrando a cerimônia, o Conselho homenageou também a funcionária mais antiga da casa, Rosa Maria de Carvalho, que representou todas as mulheres que integram a força de trabalho da autarquia.