Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Lilás, amarelo e azul são as cores das campanhas de março

03/03/2023

O mês de março é marcado por três campanhas vinculadas aos cuidados com a saúde. As cores utilizadas para impulsionar o debate são: lilás para falar da prevenção do câncer do colo do útero; amarelo para endometriose; e azul para câncer de intestino.

Março Lilás

A campanha consiste em chamar a atenção para os cuidados e prevenção contra o câncer do colo uterino, que é o quarto com maior incidência em mulheres (desconsiderando o câncer de pele não melanoma).

A campanha alerta também sobre a importância de se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero. Por isso, durante todo o mês de março, mulheres são incentivadas a manter uma rotina de visitas ao ginecologista e a fazer exames preventivos.

Hoje, uma medida ainda melhor é a prevenção com a vacinação de adolescentes. Nesse sentido, o ideal é que as meninas recebam a vacina anti-HPV a partir de nove anos e os meninos, dos 11.

Março Amarelo

É uma campanha mundial que tem o objetivo de reforçar as discussões acerca da endometriose. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 190 milhões de mulheres sofrem com endometriose no mundo – aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva têm a doença.

Apesar de ser uma condição comum, ainda é pouco conhecida e costuma demorar para ser detectada, podendo levar alguns anos até o diagnóstico definitivo. Um dos sintomas mais presentes é a dor. Além disso, pode ocorrer também a dificuldade para engravidar. Para receber o diagnóstico e o tipo de tratamento adequado, recomenda-se a consulta regular com um ginecologista.

Março Azul

O objetivo da iniciativa é mobilizar e conscientizar a população a respeito dos riscos do câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, que engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada de cólon e reto (localizada no final do intestino) e no ânus.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê o surgimento de 44 mil novos casos por ano de câncer de intestino no Brasil, com 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul. Os sintomas que podem indicar a existência da doença são a perda de peso sem motivo aparente, anemia, constipação, diarreia e sangue nas fezes. Os fatores que contribuem para o desenvolvimento do problema são obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e consumo de alimentos processados.