Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ se posiciona sobre venda de atestados médicos falsos

17/02/2023

O CREMERJ vê com preocupação a informação, veiculada pela imprensa, de que há um esquema de venda de atestados médicos falsos, motivado, principalmente, pelo período de carnaval. A reportagem, que foi divulgada pelo RJ1 (TV Globo), nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, mostra uma possível facilidade na procura e venda de atestados médicos falsos de forma on-line.

O CREMERJ adverte que esta situação é criminosa para quem emite e para quem solicita e deve ser investigada pelas autoridades policiais.

Os atestados médicos são documentos de extrema importância e devem ser emitidos apenas por médicos devidamente inscritos no Conselho Regional de Medicina do seu estado e refletir a realidade identificada no momento da consulta.

Caso a emissão do atestado falso seja feita por um médico, este profissional, além de ser inquirido na esfera criminal, será investigado eticamente pelo Conselho Regional de Medicina, seguindo todos os ritos do Código de Processo Ético-Profissional.

O CREMERJ também ressalta que a consulta de todos os médicos inscritos nesta autarquia é pública, com disponibilidade de foto do profissional, no site do Conselho, na área Encontre um médico.