Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Demografia Médica: plataforma disponibiliza dados de médicos

14/02/2023

Com informações fornecidas pelo CREMERJ e pelos demais CRMs, o Conselho Federal de Medicina lançou a plataforma on-line Demografia Médica na última segunda-feira, 6 de fevereiro. A ferramenta permite que gestores, pesquisadores e cidadãos consultem, de forma simples e intuitiva, os números mais recentes sobre a distribuição e o perfil da força de trabalho médica no país.

Ao navegar pelos painéis, os usuários encontrarão dados relativos ao total de médicos, razão por habitante, divisão por sexo, média de idade, perfil de formação, movimento de entrada e saída do mercado, índices de crescimento da população em geral e da população médica, distribuição geográfica, ranking de estados e capitais, entre outros. Toda essa gama de informações é disponibilizada em gráficos de fácil leitura, que oferecem a possibilidade da aplicação de diversos filtros para refinar a busca.

De acordo com a plataforma, hoje o Brasil contabiliza 546 mil médicos ativos, com uma proporção de 2,56 profissionais por mil habitantes. Tal índice é compatível com o de países como os Estados Unidos, Canadá e Japão.

Sobre o Rio de Janeiro, a Demografia Médica revela que há mais de 70 mil registros médicos ativos no estado, considerando também aqueles profissionais que atuam em mais de uma unidade da federação. Refinando a pesquisa para a mesma região, de acordo com a metodologia definida pelo estudo, há aproximadamente 64 mil médicos ativos com menos de 80 anos, sendo 34.195 mulheres e 29.571 homens. Nesse universo, em relação à população fluminense, a densidade por mil habitantes fica na casa de 3,65. Essa marca é a segunda maior do país, ficando atrás apenas do Distrito Federal.

Observa-se também que a população médica do Rio de Janeiro tem a mais alta média de idade, alcançando 50,3 anos. Já a média de tempo de formado fica em 25,09 anos.

Para o presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz, a iniciativa representa um grande avanço para o desenvolvimento de estudos. “A disponibilização dessas informações possibilitará a tomadas de decisões com maior embasamento nas esferas federal, estadual e municipal. Desse modo, colaboramos com as autoridades e com a sociedade para a melhoria das políticas públicas de saúde”, avaliou ele.

Muitos outros dados sobre a população médica do Rio de Janeiro e do Brasil estão disponíveis na plataforma. Para acessar, clique aqui.