Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ acompanha operação policial em prisão de falso médico

09/02/2023

O CREMERJ acompanhou na noite dessa quarta-feira, 8 de fevereiro, a prisão de Jonny Teixeira Carreiros, que se apresentava como médico, apesar de não ter um CRM válido. Ele foi preso em flagrante em frente a um hospital na Tijuca, na Zona Norte da cidade, enquanto praticava ato médico. No momento, ele estava acompanhando a transferência de um paciente por ambulância que vinha da Baixada Fluminense para a unidade. A prisão foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil.

“A ação contou com a participação do CRM/RJ, não só no momento da prisão, mas também durante o levantamento responsável por identificar o detido e determinar onde, quando e como ele trabalhava. Sem isso, sua captura seria muito difícil”, disse Rodrigo Coelho, delegado da DRE, em reportagem do jornal Extra, publicada nesta quinta-feira, 9 de fevereiro.

De acordo com a Polícia, Jonny Teixeira Carreiros foi levado para a sede especializada nesse tipo de crime onde foi autuado por exercício ilegal da medicina. As investigações vão continuar para identificar se há outros participantes, além de apurar o envolvimento deles na assistência de traficantes.

Polícia Federal também faz operação contra exercício ilegal da medicina

A Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal também realizou uma operação, chamada Catarse, na manhã desta quinta-feira, 9, que visa desarticular um esquema criminoso especializado em falsificação de diplomas para o curso de medicina.

Para isso, foram emitidos 11 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos nas cidades do Rio de Janeiro, de Belford Roxo, de Teresópolis e de Montes Claros (em Minas Gerais). Já foram apreendidos celulares, carimbos e documentos com indícios de falsificação.

As primeiras prisões por parte da Polícia Federal, que deflagraram nesta operação, ocorreram em abril de 2022, após uma denúncia do CREMERJ. O Conselho chamou a Polícia Federal após perceber indícios de documentação falsa para a inscrição de dois CRMs. Na ocasião, as duas pessoas estavam na sede do CREMERJ e foram presas. Desde então, o Conselho está à disposição das autoridades policiais.

Para o Conselho, todas as ações que visem garantir a segurança da população, dos médicos e dos demais profissionais de saúde são fundamentais e prioritárias. O Conselho vem colaborando ativamente com a Polícia Federal e com a Polícia Civil no intuito de coibir essas práticas criminosas e está à disposição de todas as autoridades nesse sentido, cujo objetivo principal é proteger a população do estado do Rio de Janeiro.