Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Fevereiro tem Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

03/02/2023

Anualmente, no dia 1º de fevereiro, é iniciada a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A Lei 13.798/2019 foi criada a partir de um projeto do Senado em 2019 e incorporada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Desde então, ações são feitas pelo poder público e organizações da sociedade civil, com o intuito de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 380 mil partos foram de mães com até 19 anos de idade em 2020, o que corresponde a 14% de todos os nascimentos do Brasil. Em anos anteriores, a taxa estava em 14,5% (2019) e 15,5% (2018). Porém, mesmo com a queda na porcentagem, a situação ainda é preocupante.

A campanha tem o intuito de reforçar a importância de se ter profissionais de saúde capacitados no assunto, como médicos especialistas na área; educação em sexualidade responsável; e amplo fornecimento de anticoncepcionais nas unidades básicas de saúde, hospitais e maternidade. Além disso, a iniciativa chama a atenção para os riscos de uma gravidez na adolescência que são muito maiores. Aborto, diabetes gestacional, parto prematuro e depressão pós-parto são algumas das diversas ocorrências que estão mais suscetíveis a acontecer em adolescentes grávidas, prejudicando sua saúde e qualidade de vida.

O alto índice de gravidez na adolescência também acaba gerando o abandono ou a interrupção dos estudos, o que afeta o futuro econômico e social.

“A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência está mais um ano presente para enfatizar que a gravidez na adolescência se trata de um grave problema sanitário e social, portanto merece a nossa atenção”, disse a segunda vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, que é membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Conselho.