Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja são as campanhas deste mês

03/02/2023

Este mês é marcado por duas campanhas: Fevereiro Roxo e Laranja. A primeira chama a atenção para o lúpus, a fibromialgia e o mal de alzheimer. Já a segunda destaca a luta contra a leucemia.

Fevereiro Roxo

Esta campanha tem o propósito de conscientizar a população acerca da importância do diagnóstico das pessoas portadoras de doenças crônicas, como o lúpus, o alzheimer e a fibromialgia. Apesar de serem distintas, as doenças têm em comum o fato de não possuírem cura.

- Lúpus: distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos do que o necessário para mantê-lo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso acabam atacando o organismo, provocando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.

- Fibromialgia: ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões.

- Alzheimer: na maioria dos casos, o alzheimer atinge pessoas idosas. A doença se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas, causada pela morte de células cerebrais.

Fevereiro Laranja

Esta campanha tem o propósito de conscientizar a população sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A doença é um dos tipos mais graves de câncer e se origina na medula óssea, onde as células-tronco sofrem uma mutação e passam a fabricar células sanguíneas doentes, que se multiplicam rapidamente e de forma desordenada.

Os principais sintomas de alerta para uma investigação são: anemia, palidez, sonolência, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, gânglios linfáticos inchados, perda de peso, fadiga, palpitação, febre e dores nas articulações e ossos. Diante da suspeita de leucemia, o paciente deverá ser encaminhado para o hematologista.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados mais de 11 mil casos (6.250 homens e 5.290 mulheres) de leucemia no Brasil entre 2023 e 2025. Por isso, é tão necessário estimular o debate e incentivar a doação de medula no país.