Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Comissão de Saúde Pública visita Inca para ouvir direção-geral

25/01/2023

O CREMERJ, por meio da Comissão de Saúde Pública, reuniu-se com a direção e com representantes da área de ensino e assistência do Instituto Nacional de Câncer (Inca) nesta terça-feira, 24 de janeiro. O encontro, realizado no Hospital do Câncer I, que fica localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, teve o objetivo de verificar as condições de atendimento à população e de atuação dos médicos, após a recente divulgação de reivindicações de residentes em carta aberta.

Participaram da reunião os conselheiros integrantes da comissão, Abílio Santa Rosa e Antônio Joaquim Werneck, a diretora-geral substituta do Inca, Liz Maria de Almeida, e integrantes das coordenações envolvidas. Na ocasião, foram apresentados os índices de cirurgias realizadas na unidade, bem como a situação atual de recursos humanos, materiais e insumos. Entre os apontamentos feitos pelo instituto, a principal demanda foi a intensificação de ações educativas direcionadas aos alunos da residência, abordando o Código de Ética Médica.

Como medida de aproximação entre a direção, o grupo e a autarquia, Werneck propôs uma atividade de debate com os residentes. “O CREMERJ está de portas abertas tanto para a direção do Inca quanto para os alunos, a fim de entender o cenário e apoiar no que for necessário”, disse o conselheiro.

Nesse mesmo sentido, Abílio destacou a atuação da Comissão de Integração do Médico Jovem do CREMERJ, que debate questões importantes para os profissionais em início de carreira. Ele acrescentou que “a busca pela adequada assistência de saúde à sociedade e por boas condições para o ato médico sempre será a prioridade do Conselho. Para isso, o Inca pode contar com o suporte total do CREMERJ”.