Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Campanha de vacinação contra Covid-19 do CRM completa 2 anos

12/01/2023

No próximo dia 27, uma campanha pioneira no Brasil em defesa dos médicos completa dois anos: a vacinação contra Covid-19 prioritária para essa classe no estado do Rio de Janeiro. O CREMERJ trabalhou para vacinar os médicos o mais rápido possível, sendo o primeiro conselho profissional do país a vacinar seus inscritos, em sua sede.

A ação aconteceu somente após reivindicação do CREMERJ às autoridades de saúde sobre a urgência da necessidade de imunização. Foram realizadas reuniões com secretarias de saúde e órgãos competentes e enviados ofícios para expor as razões e a real demanda. Durante a campanha, foram mobilizados todos os colaboradores em prol dessa missão, que transformou a sede da autarquia em um posto, o qual funcionou durante 18 meses.

Como resultado, foram aplicadas mais de 11 mil doses, sendo 4.229 primeiras doses, 3.586 segundas doses, 2.519 terceiras doses (primeiro reforço) e 710 quartas doses (segundo reforço). Paralelamente, nos últimos meses, foi oferecido também o imunizante anual contra influenza.

Ao comentar o sucesso da ação, o conselheiro Walter Palis, presidente do CREMERJ à época, destacou o quão marcante foi poder proporcionar a vacina aos médicos do Rio de Janeiro. “Nossos colegas estavam muito expostos ao vírus e ficamos muito felizes por oferecer essa campanha logo que os primeiros imunizantes foram disponibilizados no país. Além disso, demos a oportunidade a todos que se dirigiram à nossa sede de colaborar com alimentos não perecíveis. Assim, formamos uma grande corrente de solidariedade e arrecadamos mais de sete toneladas, que foram doadas a instituições de caridade”, disse Palis.

Relembre outras iniciativas

No enfrentamento da pandemia, o CREMERJ, além de promover vacinação em sua sede, realizou ações de conscientização para a população e se posicionou cobrando das autoridades medidas rápidas para intensificar a proteção dos pacientes e dos profissionais de saúde. Nesse período, o Conselho defendeu a vacinação de todas as grávidas, advertiu para a falta do kit intubação e divulgou notas de posicionamento e alertas sobre a Covid-19 e suas variantes.

Ainda nesse sentido, colaborou na propagação de informações para a sociedade ao lançar uma cartilha de volta às aulas, um manual para gestantes e puérperas e diversos conteúdos para redes sociais com incentivo à vacinação e à prática das medidas de segurança definidas pelas autoridades sanitárias. Realizou também diversos webinars com os melhores especialistas no assunto, visando levar informação adequada aos nossos profissionais e à população. Tal postura levou o Conselho a se tornar uma das principais fontes sobre o tema no estado.

Agora, durante janeiro de 2023, os médicos poderão recordar as histórias dessa campanha que impactou positivamente toda a categoria. Acompanhe nos canais do CREMERJ:

Instagram, Facebook, YouTube, Linkedin, Telegram, WhatsApp e Twitter.